Português, perguntado por marcelo060405, 11 meses atrás

Resumo de Auto da Barca do Inferno

Soluções para a tarefa

Respondido por larivitoria20030910
36

O diabo é um dos personagens centrais do Auto da Barca do Inferno. Ele conduz uma barca e convida, um a um, possíveis integrantes para a sua nau. O primeiro convidado é o fidalgo, que chega acompanhado de um pajé. Ao observar a barca do Paraíso passar, o fidalgo vê um anjo e pede para entrar, mas é recusado.

O segundo convidado é o onzeneiro, ele também vai parar, assim como fidalgo, na barca rumo ao inferno. O terceiro a surgir - e curiosamente o primeiro a ter um destino feliz - é o parvo.

Logo após o parvo vem o sapateiro e o frade acompanhado por uma moça formosa. Nenhum deles tem autorização para apanhar a barca no sentido do paraíso.

Brízida Vaz, uma bruxa alcoviteira, surge em seguida e também fica proibida de entrar na barca da Glória. O judeu que se segue a ela e carrega uma cabra é igualmente proibido de entrar no céu por não ser cristão.

O corregedor e o procurador também ficam na barca do inferno, mas por motivo distinto: colocam os seus interesses pessoais a frente da justiça e do povo.

Por fim brotam os cavaleiros, que lutaram em vida pelo cristianismo e por isso são conduzidos a barca do paraíso pelo anjo.

  • Espero ter ajudado,anjo

Respondido por cidoprotazio
6

Auto da Barca do Inferno é uma peça de teatro que tem um porto como cenário. Neste porto, ficam posicionadas duas barcas, uma tem como destino o inferno e a outra o céu. A primeira é guiada pelo diabo, a segunda por um anjo.

Esse porto é como se fosse um intermédio entre o céu e o inferno. Por lá, passam todos os mortos e lá descobrem o seu destino final. No enredo, vários personagens passam por ali e vão descobrindo seus destinos.

Na barca do diabo, embarcam um fidalgo (representa a nobreza), um Onzeneiro (tipo de agiota), um sapateiro, um frade, uma alcoviteira, um judeu (que vai rebocado e não dentro da barca) e os representantes da lei.

Na barca do anjo, seguem apenas um Parvo (considerado tolo e inocente) e quatro cavaleiros.

Sobre o Auto da Barca do Inferno:    

  • Obra de Gil Vicente que tenta retratar, de certa forma, a sociedade portuguesa do século XVI;
  • Em resumo, trata-se de uma sátira a sociedade;
  • Assim, tenta alertar para que os leitores se apeguem ao bem comum para que no fim, sigam na melhor barca.  

Mais sobre o Auto da Barca do Inferno em: https://brainly.com.br/tarefa/9419563

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes