resumo de 30 linhas sobre 'O movimento dos trabalhadores rurais sem a terra e a reforma Agraria no Brasil'
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é um movimento social camponês que surgiu em 1984, no Brasil.
O objetivo do MST é realizar a reforma agrária, praticar a produção de alimentos ecológicos e melhorar as condições de vida no campo.
Origem
A ditadura militar promoveu uma grande concentração de terra nas mãos de latifundiários.
Igualmente, com programas como o Proálcool onde a lavoura de cana de açúcar foi estimulada, milhares de trabalhadores tiveram suas terras transformadas em canaviais.
Com isso, os camponeses se reuniram em 1984 no “1º Encontro Nacional dos Trabalhadores Rurais Sem Terra”, na cidade de Cascavel, no Paraná. Dali, seria formalizado o MST.
Com a elaboração da Constituição de 1988 ficou declarado que as terras que não cumprissem sua função social deveriam ser desapropriadas (Art. 184 e 186).
Assim, esse movimento envolve a luta política dos camponeses, que não possuem terra e desejam a redistribuição das terras improdutivas do país.
Para tanto, pedem, sobretudo, pela reforma agrária, a soberania popular e a justiça social.
Objetivos
Alguns dos objetivos defendidos pelo MST durante esses anos:
Reforma Agrária
Reforma AgráriaJustiça social
Reforma AgráriaJustiça socialCausas indígenas e quilombolas
Reforma AgráriaJustiça socialCausas indígenas e quilombolasPunição dos assassinos dos trabalhadores rurais
Reforma AgráriaJustiça socialCausas indígenas e quilombolasPunição dos assassinos dos trabalhadores ruraisDesapropriação dos latifúndios em posse das multinacionais
Reforma AgráriaJustiça socialCausas indígenas e quilombolasPunição dos assassinos dos trabalhadores ruraisDesapropriação dos latifúndios em posse das multinacionaisDistribuição igualitária das terras
Reforma AgráriaJustiça socialCausas indígenas e quilombolasPunição dos assassinos dos trabalhadores ruraisDesapropriação dos latifúndios em posse das multinacionaisDistribuição igualitária das terrasProdução de alimentos nas terras libertadas (soberania alimentar)
Reforma AgráriaJustiça socialCausas indígenas e quilombolasPunição dos assassinos dos trabalhadores ruraisDesapropriação dos latifúndios em posse das multinacionaisDistribuição igualitária das terrasProdução de alimentos nas terras libertadas (soberania alimentar)Cobrança do Imposto Territorial Rural (ITR)
Reforma AgráriaJustiça socialCausas indígenas e quilombolasPunição dos assassinos dos trabalhadores ruraisDesapropriação dos latifúndios em posse das multinacionaisDistribuição igualitária das terrasProdução de alimentos nas terras libertadas (soberania alimentar)Cobrança do Imposto Territorial Rural (ITR)Melhoria das condições de vida no campo e na cidade
Reforma AgráriaJustiça socialCausas indígenas e quilombolasPunição dos assassinos dos trabalhadores ruraisDesapropriação dos latifúndios em posse das multinacionaisDistribuição igualitária das terrasProdução de alimentos nas terras libertadas (soberania alimentar)Cobrança do Imposto Territorial Rural (ITR)Melhoria das condições de vida no campo e na cidadeRedução do Inchaço Urbano
Explicação:
Me marca como melhor resposta?