resumo de 15 a 20 linhas livro de volta a vida ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Otávio e Clarissa aparentemente eram um casal maravilhoso: tinham ótimos empregos, uma vida pessoal muito boa, incluindo dois filhos maravilhosos, Alandra e Cássio. Porém, Otávio tinha um grande trauma do passado, isso aliado com sua baixa estima fez com que ele começasse a beber e com o tempo foi se tornando um alcóolatra e tudo o que ele tinha construído aos poucos vai por água abaixo. Clarissa se torna chefe da família, tentando proteger os filhos do exemplo do pai, que chega tonto em casa, fica agressivo, além de constantes ataques de ciúmes.
Depois que Clarissa já tinha ido ao colégio de seus filhos, contar sobre o drama familiar buscando ajuda da escola, Alandra sua filha mais velha, é chamada na sala dos professores para ter uma conversa com sua professora de história, dona Matilde e com a coordenadora do primeiro grau, dona Salete, que apenas depois de muito tempo de conversa tentando convencer a menina, Alandra ganha coragem e consegue desabafar todos os sentimentos negativos e positivos que estão dentro dela. Cássio, o irmão caçula, por sua vez, como é mais criança, consegue por sorte reagir melhor a essas circunstâncias. Com todo esse problema, Alandra começa a ter ódio do pai, pensando que ele poderia morrer ou que ele não tivesse cura.
Então, um dia Otávio chega em casa, olha para a filha, dá um simples “oi” e sobe para seu quarto. De repente, teve um barulho forte no andar de cima como se algo tivesse quebrado, então Alandra sobe correndo pensando que Cássio havia se machucado, mas ele aparece dizendo que o barulho tinha saído do quarto de Clarissa, logo eles tentam abrir a porta, mas parece que a porta está emperrada, porém na verdade é a cabeça do pai que estava segurando a porta. Então grita pela faxineira Luísa para ajudá-los. Com muita dificuldade conseguem abrir a porta e socorrer o pai. Depois de episódios desse tipo ocorre uma longa conversa entre Clarissa e Otávio, na qual ele diz que iria parar de beber, que iria reconquistar o respeito e a confiança dos filhos e iria provar que consegue mudar.
Otávio tinha falado que iria mudar, mas ao invés de ir mudando aos poucos e aceitando a ajuda médica ou entrando no grupo dos Alcóolatras Anônimos, ele parou de beber de uma vez por todas e acabou trazendo grandes consequências para ele. Depois de vários dias internado, o pai volta para casa e fica pensativo, a respeito de seu passado e de como se tornou um dependente do álcool, Clarissa então aparece na sala, trazendo um lanche para ele, onde começam a ter uma longa conversa chegam a uma conclusão em que Otávio deveria escolher rápido se ia mudar ou pelo menos deixar os filhos, que lutam entre o amor e ódio entre os pais, em paz. Otávio passa a noite em claro e então se levanta bem cedo decidido em ir e frequentar ao grupo Alcóolatras Anônimos, mas sem revelar a família.
Um ano depois de frequentar os Alcóolatras Anônimos, Otávio contou pra Clarissa e ela ficou extremamente feliz, mas depois disso veio uma série de conflitos, portanto dessa vez, Otávio estava bem e não queria voltar a beber para acontecer aquele drama familiar novamente, ele soube lidar com os problemas, seguindo as regras dos Alcóolatras Anônimos. No final da história, assim como prometido, deu tudo certo, o que era ódio na família virou amor, onde não tinha confiança passou a ter e Alandra conseguiu superar tudo o que tinha perdido no colégio, ela já podia se considerar uma garota feliz, com uma família restaurada e acima de tudo que agora pode confiar e amar seu pai sem ter vergonha de dizer o que ele era antes e o que ele se tornou.