resumo das funções oxigenadas
Soluções para a tarefa
Os compostos orgânicos possuem 4 grupos, 1 dos grupos são as Funções Oxigenadas.
Os compostos das funções oxigenadas são formados pelo oxigênio, em específico as cetonas, ácidos, aldeídos, ácidos carboxílicos, éteres, ésteres, álcoois e fenóis.
Álcoois: são formados por hidroxilas unidas a carbonos, que exercem apenas ligações simples. Os álcoois podem ser primários, secundários ou terciários. Os principais álcoois são o etanol, combustível e o metanol.
Ésteres: são bem parecidos com os ácidos carboxílicos, a única divergência entre os dois é que os ésteres possuem um radical carbônico, enquanto os ácidos carboxílicos têm hidrogênio.
Aldeídos: são formados por compostos orgânicos alifáticos ou aromáticos. Possuem carbonila em sua composição. Como exemplo de aldeídos, podemos indicar os desinfetantes, os medicamentos, as resinas e os perfumes.
Cetonas: são compostas por carbono numa ligação dupla com oxigênio, a carbonila, a qual é encontrada no meio da molécula.
Fenóis: são compostos por carbono e hidrogênio ligado a hidroxilas. São utilizados na fabricação de explosivos, bactericidas, fungicidas e creolina.
Éteres: são compostos inflamáveis constituídos por oxigênio entre duas cadeias de carbono. Podem ser vistos nos estados líquido, sólido e gasoso e possuem um cheiro bem forte.
Ácidos Carboxílicos: Ácidos fracos constituídos por carboxila. Possuem um cheiro forte e asqueroso. Está presente no vinagre, na transpiração e nas frutas