História, perguntado por alanmaiden500, 11 meses atrás

Resumo da Revolução Russa/Comunismo em até 12 etapas

Soluções para a tarefa

Respondido por MatheusAparecido1
2
No início do século XX, a Rússia era ainda um país de economia predominantemente agrícola. Mesmo depois da abolição, as condições de vida dos camponeses não melhoraram e grande parte dos camponeses viviam na miséria. Além disso, mantinham-se no país monarquia absolutista, a união entre estado e a Igreja ortodoxa e os privilégios da nobreza.

Nos últimos séculos XxX, porém, a Rússia tinha sido tomado por acelerado o processo de industrialização, financiados por capitais estrangeiros principalmente pelos franceses.

Então, como a Rússia era controlada por uma monarquia absolutista não havia liberdade de Expressão, Nem direitos democráticos. Assim, partidos de oposição se formaram. Dentre eles destacou-se Partido operário Social-Democrata Russo, inspiradas nas ideais de Karl Marx. Surgiram duas correntes(surgiu após divergências do partido) Menchevique(minoria) e bolchevique(maioria).

Em 1905, a russia estava em guerra com o Japão pelo controle da Manchúria, território pertencente a China, acabou por derrotada, também o conflito agravou a miséria da Rússia e a desmoralização dos governantes. Surgiu nessa época os Primeiros sovietes.

O governo Provisório, inspirado no modelo liberal europeu. Não atendeu a reivindicação popular: A retirada da Rússia da guerra. Por que, a guerra exigia sacrifícios econômicos e humanos em consequência a produção de gêneros alimentícios ficou seriamente comprometida, pois os campos esvaziaram. O governo Provisório permiu o retorno dos exilados entre eles Lenin e Trotsky. Lenin então iniciou uma campanha a favor da saída da russia da guerra e da reforma agrária, defendo assim uma aliança de seu partido aos sovietes. Lenin, Divulgou suas teses nas quais defendia o lema "Todo poder aos sovietes " que, junto com "Paz, pão e terra", se transformou na bandeira dos revolucionários. Temendo que os bolchviques chegassem ao poder, o General Kornilov tentou derrubar o governo por meio de um golpe de estado a resposta de Trotsky, foi armar os proprietários e formar com eles a Guarda Vermelha. Depôs o governo provisório aclamando o Lenin como o primeiro líder de estado da história.

As Primeiras medidas de Lenin, apesar de serem coerentes às suas propostas de campanha, não agradaram:
-Ao retirar a Rússia da l guerra, Lênin aceitou pagar indenização(um bilhão e meio de dolares) e ceder territórios a Alemanha.
- Institucionalização dos sovietes como órgãos de poder, Reforma agrária com ampla distribuição de terras aos camponeses, nacionalização de bancos, etc...

A guerra Civil se iniciou em 1918. De um lado estava o exército vermelho e de outro o exército Branco, eles contavam com o apoio de varios países europeus, temendo a difusão das ideias socialistas pelo continente, enviaram tropas para eles retomarem o poder. No meio dessa guerra, várias minorias étnicas aproveitaram a extrema crise para se revelarem em busca de autonomia política. Durante o conflito, Lênin tomou medidas para garantir a produção e abastecimento. Foi chamado o "comunismo de guerra" abolição de salários, a estatização das fábricas, a obrigatoriedade dos camponeses entregarem a colheita ao governo, assim, sustentar a guerra Civil.

E em 1920, o exército vermelho venceu a guerra Civil e o estado bolchevique foi implantado na Rússia. Embora os bolcheviques venceram a guerra Civil, o país foi arrazado. Os estragos causados pela guerra diminuiu a produção. Em 1921, Lenin buscou uma forma de reorganizar a economia Russa, implantando a NEP(Nova Política Econômica), dando algumas liberdades econômicas a população, mas sempre com a orientação do estado. A produção da Rússia aumentou 4 vezes mais. No mesmo ano, o país mudou oficialmente seu nome para a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas(URSS).

Em 1924, morreu Lenin. Com isso abriu uma disputa entre Trotsky e Josef Stalin. Trotsky, saiu derrotado logo depois, expulso da União soviética. Se exilou no México com o apoio do Lázaro Cárdenas, onde mais tarde seria morto a mando de Stalin. Mas foi no governo de Stalin, sucessor de Lenin, que a URSS, se tornou uma grande potência mundial. Depois da morte de Lenin, e o afastamento de Trotsky o poder soviético perdeu suas características iniciais. Uma ditadura totalitária foi imposta, a partir de uma economia controlada pelo estado, e de uma política de extremo controle sobre a população.

Espero ter ajudado, Bons estudos!

MatheusAparecido1: 9 etapas e tirei a introdução acho que atrapalharia/
MatheusAparecido1: caso queira por
MatheusAparecido1: Depois de Três anos de participação na Primeira guerra mundial (1914-1918), a Rússia foi sacudida por uma série de movimentos revolucionários que acabaram destruindo o regime czarista e, em seguida, o próprio sistema capitalista em todo o antigo Império Russo. Assim, surgiria a União soviética, primeiro estado do mundo a adotar o sistema socialista.
Perguntas interessantes