Resumo da capitanias hereditarias , e para meu trabalho !
Espero que possam me ajudar ;3 E pra entregar amanha ;c
Soluções para a tarefa
Resposta:
As capitanias hereditárias foram a primeira tentativa da Coroa portuguesa de organizar a ocupação e colonização do Brasil.
O sistema foi implantado na década de 1530 e consistiu em destinar aos nobres portugueses o direito de explorar uma região chamada de capitania.
Os donatários escolhidos eram, em geral, membros da baixa nobreza portuguesa, pois a alta nobreza ainda estava voltada para o comércio de especiarias na Índia (Ásia).
Esses donatários estabelecidos possuíam total autoridade administrativa sobre sua capitania, ou seja, as decisões da justiça eram responsabilidade deles, bem como a fundação de vilas, criação de defesas, instalação de colonos etc.
Como obrigações, os donatários deveriam garantir a defesa da sua capitania contra invasões, sobretudo francesas, protegê-la dos indígenas e repassar para a Coroa os impostos da exploração do pau-brasil e da produção de açúcar nos engenhos.
A falta de recursos, a inexperiência em administrar um empreendimento de dimensões tão grandes e os ataques indígenas foram cruciais para que a Coroa portuguesa optasse por um novo modelo administrativo.
Resposta: Era a divisão das terras em 15 lotes que iam do litoral até o limite criado pelo tratado de tordesilhas. Após a morte dos respectivos donatários, esses lotes eram repassados aos seus descendentes.
os donatários eram militares, fidalgos ou funcionários da coroa portuguesa.
Não logrou o êxito esperado pelo rei de Portugal, pois muitos donatários não se interessavam por suas Capitanias; outros não tinham dinheiro para fazrem suas terras produziram e outros, contaram com os constantes ataques indígenas que contribuiriam para o fracasso, contudo, duas delas prosperaram: a de Pernambuco e de São Vicente.
Explicação: