História, perguntado por adriellybrasil, 11 meses atrás

Resumo da biografia de zumbi dos Palmares

Soluções para a tarefa

Respondido por joycejc050
6
Zumbi dos Palmares

Nascido no ano de 1655 em data desconhecida, no Quilombo dos Palmares local que era formado principalmente por escravos negros fugitivos das fazendas, mas que também abrigava índios e brancos que eram pobres. na então Capitania de Pernambuco, atual região de União de Palmares, em Alagoas (Serra da Barriga), ele nasceu livre mas acabou sendo capturado por soldados portugueses quando tinha apenas sete anos de idade, sendo dado a um padre jesuíta chamado Antônio Melo. Recebeu o batismo e um nome: Francisco. Vivendo com esse padre que o ensinou latim, português e catolicismo, ajudava o padre na celebração das missas. Quando tinha 15 anos, conseguiu fugir de onde vivia com o padre jesuíta, em Porto Calvo, e retornou ao Quilombo dos Palmares . Lugar que nunca havia esquecido, após chegar ao Quilombo resolveu abandonar seu nome de batismo, para adotar o nome Zumbi. Cujo significado no dialeto a quem tem origem – o dialeto da tribo imbagala de Angola: quer dizer “aquele que estava morto e reviveu”. Pelo nome escolhido, se pode perceber que ele quis fazer uma relação com a libertação que ele alcançou tendo fugido.
Nos anos de 1630 e 1654, o Brasil, que até então estava sendo governado pela coroa espanhola (época da União Ibérica), foi invadido pelos holandeses na região do estado de Pernambuco. Com essa invasão, os senhores de engenho acabaram deixando a vigilância dos escravos um pouco descuidada, possibilitando uma maior fuga e foi um fator primordial da expansão e do fortalecimento dos quilombos. Quando os holandeses foram expulsos do Brasil, os portugueses se voltaram novamente para o Quilombo dos Palmares e fizeram diversas expedições militares contra Palmares, que se tornou totalmente autônomo, chegando a abrigar entre 20 e 30 mil pessoas. Justamente nesse período de grandes invasões portuguesas contra o quilombo que Zumbi se destacou como grande guerreiro. Isso foi por volta do ano de 1675.
Três anos após essa batalha sangrenta, o Capitão-mor Fernão Carrilho ofereceu um acordo de paz ao então chefe dos Quilombos Ganga Zumba, (acordo este que estava apenas previsto que a liberdade seria dada aos que nasceram ali. Acordo este que Zumbi junto com Dançaram e outros palmarianos recusaram, porque no tal acordo não previa o fim da escravidão, só a liberdade para poucos). Ganha Zumba acabou se rendendo, mas morreu envenenado anos depois. Com essa morte, o tratado é quebrado e Zumbi, aos 25 anos, acabou se tornando o líder dos quilombolas em 1680. Ele acaba se tornando grande líder pela sua habilidade como guerreiro planejando o organizando o quilombo, pela coragem e seus conhecimentos militares e a comunidade cresceu e se fortaleceu, obtendo várias vitórias contra os soldados portugueses. Zumbi dos Palmares era visto praticamente como um deus pelos quilombolas, com poderes especiais, inclusive o da imortalidade. com o falecimento de seu tio, Ganga Zumba, (sendo este responsável pelo acordo de paz onde a liberdade seria dada aos que nasceram ali. Acordo este que Zumbi junto com Dançaram e outros palmarianos se opuseram-se, porque no tal acordo não previa o fim da escravidão, só a liberdade para poucos). Tornou-se chefe do Quilombo, sendo muito respeitado por todos. Seu reinado, como era chamado pelos quilombolas, onde Zumbi adquiriu o título de rei, no período de sua liderança que durou cerca de 15 anos, desenvolveu-se, em todas as áreas: econômica, social, territorial e militar.
Além disso, ele surpreendia os senhores de engenho com estratégias interessantes para retirar os escravos das fazendas. Nestas investidas, acabavam adquirindo armas e outros materiais que seriam úteis durante as batalhas.
Durante 100 anos de existência o Quilombo já havia passado por diversos ataques, porém nenhum com grandes consequências, o governador da capitania de Pernambuco quando soube da coragem e habilidade de bandeirantes que desbravavam todo o sudeste do Brasil, contratou um bandeirante paulista para eliminar o Quilombo dos Palmares. Seu nome era Domingos Jorge Velho e ele realizou alguns ataques durante os 15 anos em que Zumbi liderou.
No dia 06 de fevereiro de 1694, Domingos conseguiu destruir a capital do quilombo, mas Zumbi, mesmo ferido, escapou das mãos do bandeirante. O guerreiro ficou escondido, mas Antônio Soares, um dos quilombolas, em troca de liberdade, denunciou o local em que o líder estava escondido. O responsável pela captura dele foi o capitão Furtado de Mendonça que o matou, supostamente, na Serra Dois Irmãos, localizada em Alagoas.
Sua cabeça foi erguida em Recife em 20 de novembro de 1695 para mostrar a todos que sua imortalidade era um mito.


só olha direito pq tá um pouco embaralhado
Perguntas interessantes