(RESUMO) A figura a seguir, a despeito de apresentar a delimitação territorial atual do
Brasil, representa a formação espacial colonial-escravista brasileira na passagem do
século XVIII para o século XIX, momento fundamental para a compreensão da formação
territorial do Brasil. A figura delimita as diversas atividades econômico-demográficas, do
que resulta um dado arranjo espacial.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Das áreas apresentadas no mapa, as mais significativas sob o ponto de vista econômico foram as do sertão nordestino e da Região Sul. No sertão, a predominância da caatinga e o regime de chuvas irregular eram responsáveis pela má qualidade das pastagens, ocasionando uma pecuária de reduzido valor econômico. Já no Sul, a existência de boas pastagens naturais permitiu uma atividade criatória que, embora também extensiva, apresentava rebanhos de melhor qualidade e de maior valor econômico.
b) No Nordeste, o contínuo avanço dos rebanhos para o interior, em busca de novas pastagens, permitiu a colonização de um extenso território, tendo a pecuária contribuído para a ocupação do sertão nordestino e de vastas regiões do Brasil central. No Sul, a existência de rebanhos e pastagens foi importante fator de atração de migrantes e imigrantes, permitindo a incorporação ao Brasil de territórios inicialmente ocupados por espanhóis. Por sua vez, o tropeirismo, ligando as áreas criatórias sulinas à área mineradora, contribuía para a colonização do vasto espaço que separa as duas regiões.
Resposta:
A)a pecuária tanto no século 18 como atualmente se relaciona no medo tu que é mais intensa em biomas que a facilitam e menos intensiva em biomas que é dificultam tendo ido apenas aos poucos para a região Amazônica.
B)a pecuária e o tropeirismo ajudaram a expandir pouco a pouco as fronteiras nacionais.
Explicação:
marca como melhor resposta
bons estudos