resumir em 15 linhas o texto "o caminho em direção á igualdade"
Todas essas mudanças na maneira de ver o mundo, as sociedades e as pessoas, que não eram mais hierarquizadas a partir das suas características biológicas, fortaleceram um movimento de afirmação da negritude e de valorização das coisas africanas, do qual participaram os países que no passado estiveram envolvidos com a escravidão e o tráfico de escravos - razão do transporte de mais de 10 milhões de pessoas da África para as Américas. [...]
Tomando consciência disso, e conhecendo melhor a história e as sociedades africanas, os afrodescendentes passaram, pouco a pouco, a valorizar seus traços distintivos, suas culturas ancestrais, sua contribuição à formação da sociedade brasileira, mudando sua posição de uma vontade de se tornar igual ao branco para uma valorização de suas tradições, estéticas, sensibilidades e aparências. O sentimento de inferioridade criado pela situação anterior deu lugar ao orgulho de ser negro, que será um dos pilares da construção de um novo lugar do afrobrasileiro no conjunto da sociedade.
Isso, porém, não é suficiente. Relações sociais construídas ao longo de mais de trezentos anos não são alteradas de uma hora para outra. Preconceitos profundamente arraigados não são derrubados só com doses de boa vontade. A elite branca não abrirá mão de sua posição privilegiada por livre e espontânea vontade. Para ajudar as transformações, além das mudanças de comportamento e sensibilidade, são fundamentais as alterações na legislação que ordena a sociedade e as relações entre os homens. E isso também vem acontecendo, principalmente a partir dos anos 1990, quando as discussões relativas à reserva de vagas nas empresas e nas universidades para afrodescendentes começaram a virar realidade na forma de leis. Mesmo com sua implantação dificultada por uma série de variáveis e incertezas acerca da pertinência ou não de tais medidas legais, aos poucos as coisas vão mudando, inclusive no plano das sensibilidades.
As ações afirmativas, como são chamadas essas reservas de vagas em empresas e universidades, certamente têm vários problemas, sendo um dos principais o estabelecimento de critérios de quem estará apto a pleiteá-las numa sociedade mestiça, portanto com os limites entre o branco e o negro extremamente difíceis de serem estabelecidos. Além disso, é evidente que com essa medida não se enfrenta o problema da deficiência da educação fundamental nas escolas públicas, onde estudam as parcelas mais pobres da população, que também são as mais negras e mestiças. Com pior formação escolar, esses estudantes não conseguem competir em pé de igualdade pelas vagas nas universidades públicas com aqueles formados em escolas particulares. Mas, apesar dos problemas, de algum lugar temos de partir, e a garantia de acesso a posições às quais os afrodescendentes estiveram sistematicamente excluídos é uma conquista de condições mais igualitárias para o desenvolvimento de todas as pessoas, independentemente das origens étnicas ou sociais.
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Vargas e o problema da conciliação entre liberdade e igualdade. José Murilo de Carvalho Descolando Para as novas gerações de brasileiros, passado meio século da morte de Vargas, sua figura talvez já comece, de fato, a entrar para a história, esfumando-se nas brumas do passado. Lembro-me de duas adolescentes que, ao saírem de uma visita ao Palácio do Catete, me perguntaram: “Como é mesmo o nome do moço que se matou ali dentro?” Para as gerações mais velhas, no entanto, a que infelizmente o que mais lhe tocou vividamente foi a Igualdade de Condições, percebeu sua influencia sobre o caminhar da sociedade, a qual dava uma direção ao espírito público, e que os fazia recorrer às leis. Dava aos governantes novos preceitos e aos governados hábitos peculiares, que além dos costumes políticos e das leis, criava opiniões, sentimentos e sugeria novas praticas. Tocqueville percebeu que todos seus apontamentos e estudos convergiam para a Igualdade de Condições, era como um ponto central.
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