Resumido a República Velha Acesse o site texto resumo sobre a República venha e faça o quadro em seu caderno completando os fatos mais importantes desse período República Velha, República da Espanha, mandonismo, coronelismo, clientelismo, política dos governadores, voto de cabresto
Soluções para a tarefa
Explicação:
República Velha= é a denominação dada à primeira fase da República brasileira, que se estendeu da Proclamação da República em 15 de novembro de 1889 até a Revolução de 1930, liderada por Getúlio Vargas. Tradicionalmente, a República brasileira é dividida em: República Velha (1889-1930)
República da Espada= foi o período no qual o Brasil foi governado pelos marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto entre os anos de 1889 a 1894. Trata-se de uma época caracterizada como uma ditadura militar.Durante este período foram comuns os levantes populares e a repressão a focos de resistência simpáticos ao Imperador Dom Pedro II e à restauração da monarquia.
Mandonismo= O Mandonismo é um brasileirismo, usado em ciência política, filosofia e sociologia, para definir uma das características do exercício do poder por estruturas oligárquicas e personalizadas, ao longo da História do Brasil e que equivale, na literatura hispânica, ao chamado caciquismo.
Coronelismo=Coronelismo é um brasileirismo usado para definir a complexa estrutura de poder que tem início no plano municipal, exercido com hipertrofia privada – a figura do coronel – sobre o poder público ...
Clientelismo=é a troca de bens e serviços por apoio político, sendo a troca algo implícito ou não O clientelismo denota a prática de distribuir empregos, favores e outros benefícios aos seguidores em troca de apoio político.
Política dos Governadores ou Política dos Estados= foi um acordo durante os primeiros anos da República Velha (1889-1930), em que o Governo Federal apoiava os governos estaduais sem restrições e, em troca, eles faziam uso de seus coronéis ("coronelismo") e elegiam bancadas pró-Governo Federal para a quinta assembleia ...
voto de cabresto= é um mecanismo de acesso aos cargos eletivos por meio da compra de votos com a utilização da máquina pública ou o abuso de poder econômico. É um mecanismo muito recorrente no interior do Brasil como característica do coronelismo.
não sei se esta certo ,espero ter ajudado