Resuma em um texto curto a evolução do processo industrial.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A evolução histórica da indústria pode ser reconhecida em três estágios: o artesanato, a manufatura e a maquinofatura.
Artesanato – estágio em que o produtor (artesão) executa sozinho todas as fases da produção e até mesmo a comercialização do produto.
Manufatura – nessa fase, já ocorria divisão do trabalho, onde cada operário realizava uma tarefa ou se responsabilizava por parte da produção.
estágio da manufatura corresponde, de modo geral, à transformação do artesão em assalariado.
Apesar do termo manufatura, corresponder ao segundo estágio da evolução da indústria, ele é empregado também para designar os produtos industrializados (manufaturados).
Caracteriza-se pelo emprego maciço de máquinas e fontes de energia como o carvão mineral e o petróleo, produção em larga escala, grande divisão e especialização do trabalho.
Durante a Primeira Revolução Industrial, a mecanização se estendeu do setor têxtil para a metalurgia e as fábricas empregavam grande número de trabalhadores.
partir do final do século XIX, período conhecido como Segunda Revolução Industrial, com o uso de novas tecnologias, o mundo todo passou a comprar e utilizar produtos industrializados e fabricados nos grandes centros.
Nesse período as grandes indústrias tinham filiais em diversos países, as multinacionais ou transnacionais.
A mobilidade das empresas, do capital e a revolução tecnológica, acentuaram a internacionalização da economia.
Evolução da Indústria
Indústria é a concentração das atividades produtivas destinadas a transformar matéria-prima em mercadorias para os mais diferentes consumos.
Sua importância é tão grande nos dias atuais que quase tudo o que consumimos e utilizamos é processado ou produzido pela indústria.
A evolução histórica da indústria pode ser reconhecida em três estágios: o artesanato, a manufatura e a maquinofatura.A indústria mundial está em processo de mudança tão acentuado quanto o ocorrido na Revolução Industrial.
A indústria 4.0 se caracteriza por unir três fatores à sua linha de produção:o progresso tecnológico, a digitalização e a inovação.
O progresso tecnológico que permitiu baratear e expandir o uso de computadores tem criado máquinas cada vez mais potentes e baratas.