História, perguntado por lucienevieira79, 9 meses atrás

resuma democracia na Grécia e democracia moderna​

Soluções para a tarefa

Respondido por killtati84
1

Resposta:

Quando se fala em democracia grega, a primeira palavra que cabe nesse processo se refere às experiências que originaram as bases democráticas como um todo em Atenas, chegando depois ao restante da Grécia.

A participação do povo no governo de Atenas era notória, em outras pólis nem tanto, mas até mesmo nas cidades em que a democracia não era tão latente, ainda assim sempre havia algum canal e forma de comunicação entre o poder público e os cidadãos.

Surgida na Grécia Antiga e implementada em Atenas logo que Clístenes, em 510 a.C, liderou uma revolta vencendo o derradeiro líder tirano que governava a cidade-estado, “nasceu” a democracia.

Como líder único naquele momento, Clístenes compilou uma série de reformas políticas, cujo objetivo era solucionar os embates sociais dados pela divisão social ali existente.

A classificação da sociedade da Grécia em camadas variava conforme a cidade. Em se tratando de Atenas, dividia-se a sociedade em três classes:

Cidadãos (os eupátridas): gozavam de direitos políticos para participar da democracia, excluindo-se deste grupo político mulheres e crianças.

Metecos: estrangeiros que viviam em Atenas. Não tinham direitos políticos e não podiam ascender socialmente, ocupavam ofícios no comércio e no artesanato. Tinham que cumprir com o pagamento de impostos para viver em Atenas e eram obrigados a prestar serviços militares.

Escravos: a imensa maioria da população ateniense, pois se estima que para cada cidadão adulto chegou a existir até 18 (dezoito) escravos.

Os escravos eram considerados propriedades do seu senhor, embora houvesse leis que os protegiam contra excessos de maus tratos. A democracia grega dos cidadãos eupátridas era mantida às custas da escravidão da maioria.

QUAIS OS ÓRGÃOS DA DEMOCRACIA ATENIENSE?

3.1 Eclésia ⠀

3.1.1 Assembleia

A assembleia de todos os cidadãos e como poderíamos designar: “a casa do povo”. Tinha funções legislativas e de planejamento, nomeava os magistrados e os fiscalizava, bem como aprovava leis, instaurava a guerra ou a paz, controlava as finanças e obras públicas, julgava os crimes políticos.

unções executivas, a Bulé era formada pelos demos composto por 50 deles. Quem indicava seus representantes eram os cidadãos com mais de 30 anos, que administrava a pólis, sendo divididos em 10 grupos de 50 demos cada um.

Explicação:

Perguntas interessantes