Pedagogia, perguntado por sergiowellyton, 7 meses atrás

respondido
Me ajudem por favor!!!
*ESTUDO DE CASO*

Caso 01: Conselhos de classe tendem a ser momentos em que a face classificatória da avaliação mostra-se mais presente. Entretanto, não deveria necessariamente ser assim. Conselhos de classe poderiam ser oportunidades de avaliação diagnóstica das turmas, dos alunos e das práticas docentes. Você concorda com essas afirmações. Que estratégias, enquanto professor você teria para um conselho de classe com uma perspectiva de avaliação formativa, transformadora?


Caso 02: Um aluno apresenta uma dificuldade específica de leitura e escrita, deve-se procurar profissionais especializados na área para que sejam realizadas avaliações pertinentes para verificar se é dislexia, se é um atraso no desenvolvimento da leitura decorrente de fatores adversos como uma deficiência sensorial ou atraso cognitivo. Na sua escola não tem coordenador pedagógico e orientador educacional. Como você conduzirá a conversa com os responsáveis do aluno.


Caso 03: Pense nas seguintes questões e responda: quais são as variáveis facilitadoras para a elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola? Que tipos de contribuições você professor pode dar. Que facilidades e que dificuldades antecipa e como buscaria enfrentá-las? Como utilizar o PPP como um processo de aproximação da escola com a comunidade? Como traduzir os anseios e desejos dessas pessoas para o PPP? Quais os meios utilizados para divulgar para comunidade o PPP? Quais são as etapas relevantes que devem estar contempladas no PPP? Qual a periodicidade da avaliação do PPP?

Soluções para a tarefa

Respondido por diegodagoberto
1

Resposta:

últimas avaliações para obtenção de notas parciais ou finais, essa última é a mais comum. O grande problema dos conselhos de classe é a visão limitada que os professores e gestores têm desse processo, uma vez que torna-se somente mais uma avaliação do aluno, entretanto, também deve ser avaliado o contexto da sala de aula, da escola, e até de situações particulares que ocorreram com o aluno, pois a partir daí pode-se elaborar um planejamento acadêmico com o aluno, afim de que ele esteja inserido nesse processo e que fique claro quais são os seus objetivos acadêmicos para o próximo período de aulas. Pode-se, inclusive, pedir que o aluno desenvolva um portifólio de atividades afim de ele acompanhe o seu processo de crescimento educacional. Essas são algumas sugestõe de como o conselho de classe pode ser mais eficiente e eficaz para uma avaliação que leve em consideração a possibilidade de desenvolvimento do estudante.


sergiowellyton: Não é de escolha, cada caso tem uma resposta
Perguntas interessantes