responda cada uma das perguntas abaixo sobre a África no século 21:
a) Sociedade ?
b) Política ?
c) Cultura ?
d) Economia ?
Soluções para a tarefa
A)Na África do sec. XV havia regiões e povos diferentes, com suas especificidades culturais, políticas e sociais. Ao contrário do que pode-se pensar, estas sociedades africanas do século XV não eram primitivas e atrasadas, pelo contrário, tinham o domínio da natureza e praticavam a agricultura. Essas sociedades desenvolveram suas técnicas de produção e armazenamento agrícolas e também conheciam a metalurgia. Na vida familiar, davam grande importância ao casamento e à maternidade. Por causa da fecundidade, a figura feminina tinha um significado simbólico que se expressava na arte. As manifestações religiosas eram diversas e entraram em choque com a chegada dos muçulmanos
B)Apesar de se registrarem atualmente na África muitos conflitos de caráter político, como o da Costa do Marfim e o do Sudão, e muitas situações irregulares, como a de Angola, pode-se dizer que a maioria dos países do continente possuem governos democraticamente eleitos. As únicas exceções neste momento são a Somália, que não tem sequer um estado organizado e o Sahara Ocidental, ocupado por Marrocos.
No entanto, é frequente que as eleições sejam consideradas como sujas por fraude, tanto internamente, como pela comunidade internacional. Por outro lado, ainda subsistem situações em que o presidente ou o partido governamental se encontram no poder há dezenas de anos, como é o caso do Zimbabwe.
C) È ligada a cultura brasileira, pois eles, acreditam também que o homem precisa respeitar a natureza, a vida e os outros homens para que não sejam punidos pelos espíritos com secas, enchentes, doenças, pestes, morte etc.
D)A África é o continente mais pobre do mundo. Cerca de 1/3 dos habitantes da África vivem com menos de 1 dólar ao dia, abaixo do nível da pobreza definido pelo Banco Mundial. O avanço de epidemias, o agravamento da miséria e os conflitos armados levam esta região a um verdadeiro caos. Além disso, quase 2/3 dos portadores do vírus HIV do planeta vivem neste continente.
O atraso econômico e a ausência de uma sociedade de consumo em larga escala, colocam o mercado africano em segundo plano no mundo globalizado. O PIB total da África é de apenas 1% do PIB mundial e o continente participa de apenas 2% das transações comerciais que acontecem no mundo.
Em sua maioria, os africanos são tradicionalmente agricultores e pastores.
Em geral, os governos africanos são repúblicas presidencialistas, com exceção de três monarquias existentes no continente: Lesoto, Marrocos e Suazilândia. Cabo Verde adotou o regime parlamentarista.