Português, perguntado por IasminRosa15, 10 meses atrás

Responda às questões abaixo: 1. (UFG-GO) Martins Pena foi o fundador da comédia de costumes do teatro brasileiro, da qual faz parte a peça O noviço. Nessa obra, pode-se encontrar: ( ) O predomínio da caricatura na concepção das personagens, baseada na exploração de tipos sociais facilmente identificados, o que leva ao efeito cômico desejado. ( ) O Brasil Colonial como pano de fundo histórico-social, época em que a influência jesuítica foi decisiva na política, na economia e principalmente na educação dos jovens, direcionando-os para a vida religiosa. ( ) A utilização de recursos dramáticos considerados primários, como o esconderijo, o disfarce e o erro de identificação, demonstrando a ingenuidade e a simplicidade que permeiam a edificação da trama. ( ) Uma vinculação nítida com o contexto romântico, uma vez que a resolução dos conflitos se encaminha para o final feliz e a consequente realização amorosa dos dois jovens e, ainda, a punição do vilão, recursos ostensivamente colhidos nos romances de folhetim da época. a) V-V-V-F b) V-F-V-V c) F-V-V-F d) F-F-V-V e) V-V-F-F

Soluções para a tarefa

Respondido por luisaparanhos
17

Resposta:

V,F,V,V

Explicação: A influência jesuítica no Brasil no teve grande relevância no contexto político, e muito menos econômico, as demais estão corretas e uma rápida leitura sobre o trabalho deste dramaturgo irá satisfazer eventuais dúvidas.

Respondido por AninhaBoina
4

Resposta:

Letra: B

Explicação:

(V) Martins Pena observou, de modo bastante crítico, sua época e, em suas peças, revelou, com humor e ironia, os atos e costumes identificáveis e já enraizados na população brasileira, expostos por meio de ações de personagens caricatos.

(F) A produção de Martins Pena notabilizou-se no século XIX, período em que o ideário nacionalista era patente nas manifestações artísticas da época.

(V) O dramaturgo valeu-se de elementos, como o uso do quiproquó, uma confusão ocasionada por um engano, técnica bastante utilizada pelos escritores da antiguidade clássica, para obter o efeito cômico desejado.

(V) A utilização de temas comuns aos romances de folhetim da época, como a realização do sentimento amoroso, funciona como uma estratégia de Martins Pena, um modo de agradar ao público da época.

Perguntas interessantes