Responda as questões:
A) Quem era o faraó no Egito Antigo? Quem eram os camponeses no Egito Antigo? Compare-os.
b) Quem eram os patrícios? Quem eram os escravos na Roma Antiga? Compare-os.
c) Quem eram os senhores de terra? Quem eram os camponeses (servos) na Europa medieval?
d) O que eram as corporações de ofício? Defina - mestre de ofício, companheiros e aprendizes.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A- Faraó era a designação (título) atribuído aos reis (com estatuto de deuses) no Antigo Egito. Camponeses ou trabalhadores das obras públicas, transporte, eram a grande maioria dos egípcios e viviam na miséria.
B- Os patrícios originalmente eram os cidadãos que constituíam a aristocracia da Roma Antiga, equivalendo a uma forma de nobreza hereditária. Na Roma Antiga os escravos eram conquistados em guerras ou através de dívidas. A palavra escravo deriva da palavra grega eslavos, que serviu para representar os primeiros escravizados pelos romanos, um povo que se localizava no leste europeu.
C- Em sua organização econômica, os feudos pertenciam aos chamados senhores feudais, responsáveis por proteger e administrar as terras do feudo e eram conhecidos como senhores da Terra. Os servos predominante na sociedade feudal era baseada nas relações entre camponeses (servos) e os proprietários de terras (senhor feudal).
D- Corporações de ofício, guildas ou mesteirais eram associações que surgiram na Idade Média, a partir do século XII, para regulamentar as profissões e o processo produtivo artesanal nas cidades.
Explicação: