Português, perguntado por ryanvinicius5263, 1 ano atrás

Responda ao que se pede.

a) Qual é a relação entre o “sistema de filosofia” do “Humanitismo”, tal como figurado nas Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, e as correntes de pensamento filosófico e científico presentes no contexto histórico-cultural em que essa obra foi escrita? Explique resumidamente.

b) De que maneira, em O cortiço, de Aluísio Azevedo, são encaradas as correntes de pensamento filosófico e científico de grande prestígio na época em que o romance foi escrito? Explique sucintamente.

Soluções para a tarefa

Respondido por AnaPescador
34
A) No século XIX, contexto no qual Memórias Póstumas de Brás Cubas está inserido, Darwinismo, Marxismo e Iluminismo eram filosofias em voga. O Darwinismo vinha desconstruindo a mentalidade antropocêntrica relacionada ao divino e à metafisica surgidos na Renascença, pois o processo evolutivo promovido pela seleção natural da vida descreditava a posição privilegiada em que o homem se via.O filosofia marxista, na teoria, propunha nivelar as classes sociais, também tirando privilégios de determinados grupos. O Iluminismo, por sua vez, atacava o privilégio monárquico, que impedia o avanço do livre mercado. Ainda de acordo com Nietzsche (filosofo do século XIX), em seu ensaio Verdade e Mentira no Sentido Extra-Moral, posiciona o homem como insignificante em relação ao universo, e iludido por sua própria intelectualidade.
Estas três correntes tem em comum uma visão descentralizadora, o que muito tem a ver com a filosofia inventada pelo personagem Quincas Borba, de MPBC.
De acordo com Quincas, em sua dissertação sobre o Humanitismo, a unidade faz parte do todo, bem como o homem faz parte do universo.
B) Sendo um escritor naturalista, Aluísio Azevedo adota o cientificismo (que considera a ciência o único meio capaz de entender a realidade, muito impulsionado pelos grandes progressos científicos e industriais do século XIX), analisando os seres humanos como se analisaria animais (comportamento, defeitos físicos e mentais) e retratando a realidade mais objetivamente possível. Desta forma, é contrário ao iluminismo de Rousseau, que afirma que "O homem nasce bom (bom selvagem), a sociedade que o corrompe".
Perguntas interessantes