Responda:
1. O que é bullying?
2. Quais são as consequências para o aluno que é alvo?
3. Como o bullying afeta a saúde de quem sofre os ataques?
4. Como identificar o alvo do bullying?
5. Como reconhecer os agressores?
6. O espectador também tem participação no bullying?
7. Quais são os atos cometidos na prática de bullying?
8. O que devemos fazer sobre casos de bullying?
9. Existe bullying na Educação Infantil?
10. Como parar o bullying no ambiente escolar?
11. Qual é o papel dos educadores quando o bullying acontece fora da escola?
12. Como deve ser a postura dos diretores e coordenadores diante do bullying?
13. Qual é o papel da família no combate ao bullying?
14. Cyberbullying: o que isso significa?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Bullying é a prática de atos violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa, que podem causar danos físicos e psicológicos às vítimas. O termo surgiu a partir do inglês bully, palavra que significa tirano, brigão ou valentão, na tradução para o português.
2)Aluno que sofre bullying, principalmente quando não pede ajuda, enfrenta medo e vergonha de ir à escola
3)pode causar na vítima consequências graves no seu bem-estar e saúde mental, refletidos em sintomas como depressão, ansiedade e experiências semelhantes a psicoses. Torna-se assim importante perceber como afeta a criança e por quanto tempo.
4)O alvo costuma ser uma criança com baixa autoestima e retraída tanto na escola quanto no lar. Muitas vezes por isso é muito difícil o jovem que sofre com o bullying começar a reagir. Aí é que entra a questão da repetição no bullying, pois se o aluno procura ajuda, a tendência é que a provocação cesse.
5)Agressividade física, verbal ou relacional com outros jovens ou adultos.
6)Sim. O espectador é um personagem fundamental no bullying. Os que atuam como plateia ativa ou como torcida, reforçando a agressão, rindo ou dizendo palavras de incentivo também são considerados espectadores.
7)São muitas as ações praticadas pelos agressores contra suas vítimas. Quando se trata de agressão física, podem acontecer socos, empurrões, tapas, chutes, beliscões, puxões de cabelo, entre outros atos violentos.
8) Conversar com a criança vai permitir que ela expresse seus sentimentos em relação às agressões e ameaças que sofre. Evite fazer críticas e não minimize o problema. A criança precisa ser ouvida. Os pais devem relatar o bullying com crianças a um responsável na escola para tomar providências contra os agressores.
9) Existe, mas somente a partir dos 3 ou 4 anos de idade. Especialistas explicam que, antes disso, é comum que os pequenos utilizem comportamentos agressivos simplesmente por estarem em desenvolvimento e não dominarem outras formas de expressão.
10)Conversar com os alunos e escutar atentamente reclamações ou sugestões;
11) Mesmo quando o bullying acontece fora da sala de aula, a escola têm responsabilidade, porque os desdobramentos dessa prática estarão presentes no comportamento dos alunos. Nesse processo, o relacionamento professor-aluno é fundamental.
12) Diretores e coordenadores devem ser firmes no reconhecimento e punição dos alunos responsáveis pelo caso. A repreensão deve ser na medida certa, a fim de que tanto agressor quanto agredido consigam seguir em frente sem mais praticar a violência ou se sentirem paralisados e constrangidos.
13) Aparentemente, o ambiente familiar está harmônico e, a principal função dos pais, é ser um ponto de referência tanto material quanto financeiro que é capaz de simular afetividade.
14) Cyberbullying é um tipo de violência praticada contra alguém através da internet ou de outras tecnologias relacionadas. Praticar cyberbullying significa usar o espaço virtual para intimidar e hostilizar uma pessoa (colega de escola, professores, ou mesmo desconhecidos), difamando, insultando ou atacando covardemente.
Em relação ao bullying, podemos concluir que:
- Bullying é toda ação violenta que possui como objetivo humilhar, intimidar ou ameaçar alguém, que não é aceito em um determinado grupo.
- As consequências são: baixo autoestima, depressão, pode levar a vícios, problemas de socialização, ansiedade, síndrome do pânico, e até mesmo suicídio.
- Afeta a saúde causando problemas físicos e psicológicos.
- Uma das formas de identificar o alvo do bullying é prestando atenção no modo como a pessoa analisada se é vítima do bullying ou não é tratada pelos os demais indivíduos com quem convive.
- Como reconhecer os agressores é através da observação e o modo como as pessoas tratam as demais.
- Sim, se o espectador do bullying não denuncia mesmo sabendo das agressões físicas e psicológicas, esse pode ser considerado conivente.
- Geralmente agressões físicas e psicológicas.
- Em caso de bullying, deve ser comunicado ao supervisor competente no ambiente, e depois comunicado as autoridades competentes fora do ambiente, como a polícia.
- Sim, existe.t
- O bullying pode ser parado por meio de atividades que celebrem a diversidade dos indivíduos, ademais, por meio da conscientização das consequências como a responsabilização dos indivíduos por meio da lei, com punições.
- O papel dos educadores quando o bullying acontece fora da escola é promover a conscientização da comunidade como o modo correto de intervir.
- A postura dos educadores e coordenadores diante do bullying, é serem firmes, tanto nas medidas de prevenção, conscientização e punição.
- O papel da família é promover a conscientização as consequências que o bullying traz as vítimas, assim como seu reconhecimento e combate.
- É tipo de bullying praticado nos ambientes virtuais.
Tipos de bullying
Os tipos de bullying são:
- verbal
- sexual
- moral
- social
- psicológica
- material
- físico
- virtual
Aprenda mais sobre tipos de bullying em:
https://brainly.com.br/tarefa/17477658
#SPJ2