respiração aeróbia e anaeróbia? resposta completa, por favor.
Soluções para a tarefa
Durante a transição inicial do repouso para o exercício, o músculo esquelético exibe alta taxa de utilização da fosfocreatina seguida pela glicólise anaeróbia dependendo da intensidade do exercício. Isso se deve a um aumento instantâneo na demanda por ATP no início do exercício, enquanto a captação e o uso muscular de oxigênio estão atrasados, especialmente por causa do intervalo de tempo para o aumento da perfusão sanguínea muscular.
A glicólise é o processo pelo qual os carboidratos – glicogênio no músculo e fígado, ou glicose da corrente sanguínea – são degradados para sintetizar ATP. O produto final da glicólise é o piruvato, e esse pode ser ou convertido a lactato na glicólise anaeróbia ou transportado para as mitocôndrias para ser completamente oxidado pelo sistema aeróbio de produção de energia.
O sistema energético aeróbio depende do uso de oxigênio pelas células. Esse sistema tem três estágios, glicólise, ciclo de Krebs e fosforilação oxidativa. É o maior suprimento de ATP durante o repouso e o exercício de baixa intensidade, usando principalmente carboidratos e lipídeos como substratos.