Matemática, perguntado por cintitamat, 1 ano atrás

Resolva, faça o gráfico e dê a solução da inequação:

a) (x²+x-6).(-x²-2x+3) ≥ 0

Soluções para a tarefa

Respondido por adjemir
1
Vamos lá.

Temos a seguinte inequação-produto:

(x²+x-6)*(-x²-2x+3) ≥ 0

Como já fizemos em questões suas anteriores, vamos encontrar as raízes de f(x) = x²+x-6 e de g(x) = -x²-2x+3 (creio que, agora, não necessitaremos encontrar as raízes no "passo a passo", pois as equações são bem simples e não vai haver simplificação de nenhuma raiz). Assim, teremos:

Raízes de f(x) ---> x²+x-6 = 0 ---> x' = -3; e x'' = 2
Raízes de g(x) ---> -x²-2x+3 = 0 ---> x' = -3; e x'' = 1,

Agora vamos à análise de variação de sinais de cada equação em função de suas raízes. Depois, encontraremos o domínio de f(x)*g(x) ≥ 0.

a) f(x) = x²+x-6 .......+ + + + + +  (-3)- - - - - - - - - - - -(2) + + + + + + + + ...
b) g(x) = -x²-2x+3...- - - - - - - - - (-3)++++++(1)- - - - - - - - - - - - - - - - - -...
c) a*b . . . . . . . . . . - - - - - - - - - (-3)- - - - -- (1)++++++(2)- - - - - - - - - - - ....

Como queremos que f(x)*g(x) seja MAIOR ou IGUAL a zero, então só nos vai interessar onde tiver sinal de MAIS (ou zero, que é quando x = -) no item "c" acima, que nos dá o resultado de f(x)*g(x) ≥ 0.
Assim, o intervalo que dá o domínio da inequação-produto da sua questão será:

x = - 3, ou 1 ≤ x ≤ 2  ------- Esta é a resposta.

Se quiser, você poderá apresentar o domínio (D) da seguinte forma, o que é a mesma coisa:

D = {x ∈ R | x = - 3, ou 1 ≤ x ≤ 2}

Ou ainda, também se quiser, o domínio poderá ser apresentado do sleguinte modo, o que significa o mesmo:

D =  [-3] U [1; 2]

Bem, agora vamos aos gráficos da inequação (visto num mesmo sistema de eixos cartesianos). Como aqui no Brainly eu não sei como construir gráficos, então veja no endereço abaixo e constate tudo o que dissemos sobre eles até agora. Veja lá:

http://www.wolframalpha.com/input/?i=(x%C2%B2%2Bx-6)(-x%C2%B2-2x%2B3)+%E2%89%A5+0

É isso aí.
Deu pra entender bem?

OK?
Adjemir.


cintitamat: ok
adjemir: Veja: não é porque as raízes são iguais (não é porque "-3" é raiz de uma equação e de outra). Note que: TODA raiz zera a equação da qual ela é raiz. Imagine que "-3" fosse raiz de uma só equação. Ora, como temos o produto de f(x)*g(x) e se "-3" é uma raiz de uma delas, então este produto vai dar zero. E como queremos que o produto seja MAIOR OU IGUAL a zero, então o "-3" zera o produto. Logo, ele vale também na resposta. Entendeu bem?
cintitamat: Então é a resposta no qual as duas equações são zeradas?
adjemir: Veja que estamos querendo que o produto f(x)*g(x) ≥ 0. Digamos que temos isto: f(x) = x-2 e g(x) = x+3. E queremos isto: f(x)*g(x) ≥ 0 . Assim, teremos: (x-2)*(x+3) ≥ 0 .
adjemir: Continuando..... Assim, teremos isto: (x-2)*(x+3) ≥ 0. Note que a raiz de f(x) = x - 2 é: x = 2; e a raiz de g(x) = x+3 é: x = - 3. Note o que ocorre quando substituirmos o "x" por uma das raízes. Vamos substituir por "2", que é raiz de f(x). Assim: (x-2)*(x+3) ≥ 0 ---> substituindo-se "x" por "2", teremos: (2-2)*(2+3) ≥ 0 ---> 0*(5) ≥ 0. Note que "0" vezes "5" dá zero.
adjemir: Continuando..... "0" vezes "5" dá zero. Então se estamos informando que 0 vezes 5 é MAIOR OU IGUAL a zero não estamos "mentindo". Não é maior do que zero. Mas é igual a zero. OK?
cintitamat: ok..... entendi
adjemir: É isso aí. Não deixe que as dúvidas a atormentem. Se tiver alguma é só perguntar. Teremos todo o prazer de tentar dirimi-la. Um abraço.
cintitamat: muito obg
adjemir: Cintitamat, agradeço-lhe por haver eleito a minha resposta como a melhor. Um abraço.
Perguntas interessantes