História, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

Resolva as Questões abaixo. "(A águia e a galinha)"

Era uma vez um camponês que foi à floresta vizinha apanhar um pássaro para mantê-lo cativo em sua casa. Conseguiu pegar um filhote de águia. Colocou-o no galinheiro junto com as galinhas. Comia milho e ração própria para galinhas.
Depois de cinco anos, este homem recebeu em sua casa a visita de um naturalista. Enquanto passeavam pelo jardim, disse o naturalista:
– Esse pássaro aí não é galinha. É uma águia
– De fato – disse o camponês. É águia. Mas eu a criei como galinha. Ela não é mais uma águia. Transformou-se em galinha como as outras, apesar das asas de quase três metros de extensão.
– Não – retrucou o naturalista. Ela é e será sempre uma águia. Pois tem um coração de águia. Este coração a fará um dia voar às alturas.
– Não, não – insistiu o camponês. Ela virou galinha e jamais voará como águia.
Então decidiram fazer uma prova. O naturalista tomou a águia, ergueu-a bem alto e desafiando-a disse:
– Já que você de fato é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, então abra suas asas e voe!
A águia pousou sobre o braço estendido do naturalista. Olhava distraidamente ao redor. Viu as galinhas lá embaixo, ciscando grãos. E pulou para junto delas.
O camponês comentou:
– Eu lhe disse, ela virou uma simples galinha!
– Não – tornou a insistir o naturalista. Ela é uma águia. E uma águia será sempre uma águia. Vamos experimentar novamente amanhã.
No dia seguinte, o naturalista subiu com a águia no teto da casa. Sussurrou-lhe:
– Águia, já que você é uma águia, abra suas asas e voe!
Mas quando a águia viu lá embaixo as galinhas, ciscando o chão, pulou e foi para junto delas.
O camponês sorriu e voltou à graça:
– Eu lhe havia dito, ela virou galinha!
– Não – respondeu firmemente o naturalista. Ela é águia, possuirá sempre um coração de águia. Vamos experimentar ainda uma última vez. Amanhã a farei voar.
No dia seguinte, o naturalista e o camponês levantaram bem cedo. Pegaram a águia, levaram para fora da cidade, longe das casas dos homens, no alto de uma montanha. O sol nascente dourava os picos das montanhas.
O naturalista ergueu a águia para o alto e ordenou-lhe:- Águia, já que você é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, abra suas asas e voe! A águia olhou ao redor. Tremia como se experimentasse nova vida. Mas não voou. Então o naturalista segurou-a firmemente, bem na direção do sol, para que seus olhos pudessem encher-se da claridade solar e da vastidão do horizonte. Nesse momento, ela abriu suas potentes asas, grasnou com o típico kau-kau das águias e ergueu-se, soberana, sobre si mesma. E começou a voar, a voar para o alto, a voar cada vez mais para o alto. Voou… voou… até confundir-se com o azul do firmamento…

1° Por que o camponês queria criar uma águia como galinha?
x
x
2° Por que a águia se comportava como galinha?
x
x
3° Você percebe alguma relação entre o comportamento da águia dentro do galinheiro e o comportamento das pessoas na sociedade? Qual?
x
x
x
4° O que você achou da atitude do naturalista?
x
5° O que será que ele pretendia com sua teimosia?
x
6° Somos somente aquilo para o que fomos criados ou temos a capacidade de conduzir e transformar nossa vida? Por quê?
x
x
7° Qual a lição de vida que encerra essa parábola?
x
x
x


Soluções para a tarefa

Respondido por Joselittle
176

1) O camponês simplesmente desejava ter um pássaro que pudesse manter cativo.

2) Como não tinha mais contato com outros de sua espécia, a águia acostumou-se às galinhas e passou a se inserir nos hábitos destas.

3) Sim. Muitas vezes as pessoas apresentam o que pode ser chamado de ''comportamento manada''. São atitudes que não são movidas pelo pensamento e reflexão sobre si mesmo e sobre o mundo, mas sim pelas pessoas ao redor.

4) Foi uma atitude sábia, pois ele conhecia a verdadeira natureza da águia.

5) O naturalista pretendia devolver à águia sua verdadeira identidade, para que ela pudesse se libertar do que a fazia acredita que era uma galinha.

6) Temos capacidade de conduzir nossa vida, pois somos seres dotados de razão, e podemos usa-la para refletir sobre nossos comportamentos e propósito, podemos traçar objetivos e definir as melhores atitudes para alcança-los. Temos atualmente à nossa disposição uma gama infinita de informação que pode nos trazer um conhecimento de mundo enorme, capaz de transformar nossas vidas.

6) A lição trazida pela parábola é a de que devemos escolher e trilhar nosso caminho com base nos nossos próprios ideais, estes devem ser refletidos, ponderados. Não devemos aceitar como verdade algo sem antes questionar e buscar provas para que não sigamos uma verdade cega.

Espero ter ajudado, bons estudos.

Respondido por larissamagrani
6

1. O camponês, como estava à procura de uma ave para ficar juntos às galinhas, encontrou um filhote de águia e queria que a ave fosse como as galinhas.

2. A águia se comportava como galinha, porque ela foi acostumada a uma vida das galinhas, ou seja, ciscar grãos e não voar.

3. Sim. A águia é um exemplo de pessoas que se sentem desmotivadas a encontrarem a si mesmas e suas habilidades. Elas ficam acomodadas e se sentem desencorajadas a sair da sua posição e, assim, "voarem" para novos rumos.

4. O naturalista tinha o objetivo de mostrar ao camponês que a águia tem, em si, essência e natureza de águia, não de galinha.

5. O naturalista acreditava que, mesmo que a águia conviva com um grupo diferente do seu, ela possuía características e habilidades que compõem o grupo de aves.

6. Nós não somos determinados somente pelo nosso ambiente social. Temos, ao contrário, capacidade de nos reinventar e fazermos escolhas próprias.

7. Esta é a moral da história: não importa se estamos no limbo ou acomodados, podemos sempre nos reinventar!

Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/28991858

Anexos:
Perguntas interessantes