Resolva analiticamente a seguinte equação:
Soluções para a tarefa
Resposta: A partir dos dados fornecidos pelo problema e dos devidos cálculos que realizaremos, podemos concluir que o valor de x que satisfaz esta equação é iπ/2.
Queremos encontrar um valor de x que satisfaça esta condição:
Para encontrar o valor de x que dá a solução para este problema, é necessário aplicar algumas propriedades de exponenciais, então primeiro vamos enviar algum exponencial para a outra parte da equação, enviamos o exponencial menos "x" de la outra parte:
Aplicamos o logaritmo natural em ambas as partes da equação para poder despejar a variável "x":
Vamos lembrar que o logaritmo natural de uma exponencial é igual a 1, mas vamos prestar atenção no logaritmo natural da exponencial negativa, alguns pensariam que o logaritmo natural de um número negativo é o mesmo que o logaritmo natural do mesmo número mas positivo apenas com a diferença que adicionamos o sinal negativo, mas não realmente, pois o logaritmo natural de um número negativo não existe ou existe?
Mais tarde vamos resolver esta questão, mas primeiro vamos aplicar as propriedades dos logaritmos, vamos tentar simplificar o logaritmo natural de menos o exponencial o número de Euler então vamos lembrar que por propriedades o logaritmo de um produto é igual à soma dos logaritmos dos fatores.
Para simplificar, lembre-se que todo número negativo multiplicado por um número positivo resulta em um número negativo e todo número multiplicado por 1 dá o mesmo número, então todo número positivo multiplicado por -1 dá o mesmo número, mas com um sinal diferente. Então o logaritmo natural de exponencial mas negativo por propriedades de logaritmos pode ser reescrito como:
Agora, novamente, voltamos à pergunta anterior, existe o logaritmo natural de um número negativo? Sim, e para encontrar o logaritmo natural desse número negativo podemos recorrer à identidade de Euler cuja expressão é:
Vamos ver o que acontece se isolarmos a exponencial de iπ nesta expressão:
Vamos aplicar o logaritmo natural novamente em ambas as partes da equação apenas para preservar essa igualdade:
Podemos ver que o logaritmo natural de menos um é igual a iπ.
Voltando à equação podemos ver que sua solução é igual a:
Conclusão: Após os cálculos, chegamos à conclusão que o valor de x para esta equação é iπ/2 sendo i um número imaginário.