Biologia, perguntado por amandaaguiarcasa, 1 ano atrás

Resmo sobre:
Brisa do mar e da terra
ventos e a pressão atmosférica
camadas da atmosfera(todas mesmo!)
poluição
buraco na camada de ozônio
inversão térmica
para amanhã! Por favor!

Soluções para a tarefa

Respondido por raissasalvesgordinha
1

A atmosfera é a camada gasosa que envolve o planeta Terra, a qual é formada principalmente por gases como oxigênio e nitrogênio. No contexto de formação do planeta Terra, a composição da atmosfera era basicamente de hidrogênio, hélio, metano e nitrogênio, os quais não são apropriados para a vida humana. Com o tempo, essa composição foi sendo alterada, até atingir-se as condições para o desenvolvimento da vida tal qual existe hoje.

A atmosfera é uma das camadas, ou partes, que formam o conjunto do planeta Terra. Na composição geral existem elementos interdependentes formados pela litosfera (camada sólida do planeta), a hidrosfera (parte líquida do planeta, mares, lagos, rios, oceanos), biosfera (parte de vida existente no planeta, desde plantas até animais) e a atmosfera (parte gasosa do planeta Terra).

Camadas da atmosfera

É na troposfera que os aviões comerciais circulam (Foto: depositphotos)

A atmosfera é um elemento essencial para que a vida na Terra seja possível, isso porque desempenha papéis importantes como o de proteger o planeta contra o impacto de fragmentos que estão à deriva no espaço, sendo que sem a presença da atmosfera a Terra seria constantemente afetada por detritos como meteoritos.

A atmosfera tem ainda o papel de controle da temperatura no planeta Terra, exercendo dupla função, de um lado evitando que os raios solares sejam muito intensos sobre a superfície terrestre, e de outro, mantendo o planeta em temperaturas adequadas para a vida com a retenção de parte do calor na superfície. Assim, a atmosfera evita o excesso de radiação solar, mas concentra parte desta para que as noites não sejam congelantes no planeta Terra.

Sem a atmosfera não haveria vida no planeta, pois a amplitude térmica seria muito intensa. Essa função da atmosfera é conhecida como efeito estufa, que é muito benéfica ao desenvolvimento da vida. O que desestabiliza a ação da atmosfera sobre a Terra são os danos ambientais ocasionados pelas atividades humanas. Assim, com a liberação de excessivos gases nocivos, a atmosfera é afetada e sua eficácia reduzida.

 

Veja também: Aurora boreal: onde ver e o que é esse fenômeno?

As camadas da atmosfera

A atmosfera terrestre é constituída de camadas com características específicas. Existem algumas categorizações possíveis sobre estas camadas, sendo que os nomes trazem uma variação em conformidade com as concepções dos autores que as desenvolvem. Uma das subdivisões mais conhecidas é aquela que categoriza a atmosfera em quatro camadas, sendo elas:

Troposfera: é a camada mais baixa da atmosfera, a qual se estende desde o nível do mar (zero altitude) até cerca de 16 km de altitude (não há consenso). Essa camada da atmosfera é mais estreita na região dos polos e mais larga na região equatorial. Estima-se que nesta camada esteja toda a massa gasosa da atmosfera e praticamente todo vapor de água, bem como os aerossóis. Nesta camada estão também concentradas a nuvens.

Estratosfera: esta camada está localizada entre os 16 e 50 km de altitude (varia de acordo com o autor). Estima-se que esta camada concentre 25% da massa gasosa da atmosfera, sendo que é nesta que está a chamada “camada de ozônio”, sendo ela que absorve a maior parte da radiação ultravioleta do Sol. Essa radiação é bastante nociva à saúde dos seres vivos, podendo causar graves doenças, como o câncer de pele. Portanto, é uma camada muito importante para a vida. A emissão massiva de gases poluentes afeta a camada de ozônio, ocasionando danos nesta e permitindo que maiores quantidades de raios ultravioletas cheguem até a superfície do planeta.


amandaaguiarcasa: Nossa! Que resumão em! rs, ajudou muito pra eu estudar, muito obrigada! Boa sorte pra você!
Perguntas interessantes