Resíduos sólidos em Fortaleza como coletar e reciclar
O problema é que só existem duas usinas de reciclagem de entulho: em Fortaleza e Itaitinga
(...) A política correta deveria ser a prevenção, impedindo que os restos de material de construção sejam depositados em calçadas, praças e ruas. Se isso acontece, imediatamente se forma uma rapam para depósito de todo tipo de lixo. (...) O desafio está posto e tem de ter uma resposta rápida, pois o quadro está se complicando cada vez mais. Quanto à população, é preciso envolver suas entidades comunitárias no processo educativo de coleta.
Edital. O Povo, Fortaleza, p.6, 19 fev. 2013.
A respeito desse texto, realizamos as seguintes assertivas:
I. Percebemos, na leitura desse trecho, que há tomada de posição por parte do autor. Não se trata, portanto, de um texto neutro.
II. A pretensão jornalística à neutralidade não foi transgredida, já que se trata de um editorial, um texto que traz assinatura institucional e que se posiciona frente a um fato, com uma linguagem geralmente mais rebuscada (ou complexa) do que a do texto jornalístico e sem restrição ao uso de juízos de valor.
Sobre I e II, podemos dizer que:
I está correta e II está incorreta.
I e II estão corretas, mas não se relacionam entre si.
I está incorreta e II está correta.
I e II estão corretas e II justifica I.
I e II estão incorretas, mas justificam-se mutuamente.
Soluções para a tarefa
Diante do evidenciado, podemos ocmpreender que está correto o evidenciado nas duas afirmativas. Sobre as mesmas, podemos afirmar que é claro o posicionamento do autor diante do apresentado, sendo este na situação acima nada neutro.
Além disso, podemos afirmar que as duas afirmativas estão rlacionadas a um texto jornalistico que embora não siga a neutralidade, deve ser considerado do gênero descrito. Assinalaremos portanto I e II estão incorretas, mas justificam-se mutuamente.
Resposta:
Sabendo que o texto é um editorial – um texto parcial – podemos afirmar com segurança que a assertiva I e a assertiva II estão corretas e que a assertiva II (que explica o conceito de editorial) justifica a assertiva I (que afirma a parcialidade
do texto). Portanto, I e II estão corretas e II justifica I.
Explicação: