Resgate no Chile
Assisti ao maior espetáculo da Terra numa operação de salvamento de vidas, após 69 dias de permanência no fundo de uma mina de cobre e ouro no Chile.
Um a um os mineiros soterrados foram içados com sucesso, mostrando muita calma, saúde, sorrindo e cumprimentando seus companheiros de trabalho. Não se pode esquecer a ajuda técnica e material que os Estados Unidos, Canadá e China ofereceram à equipe chilena de salvamento, num gesto humanitário que só enobrece esses países. E, também, dos dois médicos e dois “socorristas” que, demonstrando coragem e desprendimento, desceram na mina para ajudar no salvamento.
(Painel do leitor. Folha de São Paulo, 2010)
A construção do significado de uma determinada enunciação se dá pela relação entre os elementos sintáticos e semânticos que a compõem. Os artigos definidos e indefinidos funcionam como componentes de referência em um texto. No trecho: "Não se pode esquecer a ajuda técnica e material que os Estados Unidos, Canadá e China ofereceram à equipe chilena de salvamento...”, o artigo em destaque estabelece a relação semântica de:
a) Particularização ou definição de um fato, pessoa ou objeto.
b) Elemento intensificador, por meio do qual é destacada a significação do substantivo “ajuda”.
c) Indicador de posse, pois indica a quem pertenciam os recursos que auxiliavam no salvamento.
d) Indefinição, pois não deixa claro quem foram os responsáveis pelo auxílio prestado.
e) Indicador de lugar, pois indica o local em que a ajuda foi oferecida.
Soluções para a tarefa
Os artigos em destaque estabelece a relação semântica de:
a) Particularização ou definição de um fato, pessoa ou objeto.
Explicação:
O uso de artigos definidos em "a ajuda" e "o material" particulariza esses substantivos. Não se trata de qualquer ajuda nem de qualquer material, ou seja, elementos indefinidos ou genéricos. Na verdade, é uma ajuda e um material específicos (a ajuda e o material dos Estados Unidos).
Os artigos definidos ("a", "as", "o" e "os") especificam, determinam e particularizam o substantivo. Eles atribuem um sentido particularizado.
Os artigos indefinidos ("um", "uma", "umas" e "uns") generalizam o substantivo. Eles atribuem um sentido genérico.
Leia mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/15674116
Resposta:
Particularização ou definição de um fato, pessoa ou objeto.
Explicação:
O artigo “a” estabelece a particularização da ajuda oferecida, demarcando que não é uma ajuda qualquer, mas sim a ajuda específica, particular, que no caso fez toda a diferença.