Resenha do livro Frankenstein de Mary Shelley?
Soluções para a tarefa
Uma breve resenha sobre o livro.
Podemos entender a estrutura do livro Frankenstein como uma história, dentro de uma história, dentro de outra história.
Tudo se inicia com a narrativa do chamado Capitão Walton, um aventureiro que deseja chegar ao polo norte com sua tripulação. Os acontecimentos são transmitidos através de cartas que este envia para sua irmã.
Em certo momento o capitão observa, no gelo e no meio do nada, uma criatura estranha sendo levada num trenó por alguns cachorros.
Pouco depois, ele salva um homem que estava preso numa placa de gelo, praticamente esperando pela morte. Esse homem era o Victor Frankenstein (ou, o Dr. Frankenstein).
Walton e Victor se tornam amigos, ao ponto do cientista contar toda sua história para o capitão.
Nesse instante da narrativa, entramos na história dentro da história, tendo em vista que Walton conta para sua irmã, através das cartas, o que ocorreu com seu novo amigo.
Victor nasceu numa família rica, em Genebra, na Suíça. Ele, desde a infância, criou profundo interesse por alquimia, lendo constantemente sobre o assunto.
Após a morte de sua mãe, Frankenstein se muda para a Alemanha com o objetivo de estudar ciências naturais na universidade.
Fixado com a ideia descobrir a origem da vida, ele tenta criar um ser humano por conta própria, utilizando-se de partes do corpo recolhidas num cemitério.
Depois de anos, ele consegue dar vida ao que, na obra, é chamado de “criação” ou de “criatura”.
Contudo, o aspecto desta criatura lhe provoca nojo e desprezo. O cientista, por fim, foge e abandona a criação à própria sorte.
Num determinado momento, muito tempo após o abandono, criador e criatura se reencontram.
Após grande insistência, a criatura consegue a atenção de Victor e conta sua história.
Entramos, nesse momento, na “terceira” história da obra, tendo em vista que a criatura narra toda sua triste experiência num mundo comandado pelos humanos.