Resenha do livro Da terra a Lua do Júlio Verne
Soluções para a tarefa
JÚLIO VERNE, ALÉM DE EXCELENTE ESCRITOR TINHA UM ÓTIMO SENSO DE HUMOR
Esta aventura foi escrita em 1865, logo após a guerra civil americana, o francês Verne, viu uma oportunidade de criar uma aventura divertida e muito fantasiosa para a época. Uma viagem a lua, mas usando um estupendo e gigante canhão que dispararia um obus em direção ao satélite da terra.
Julio Verne disserta em detalhes, com seus conhecimentos da época, que não são poucos, desde a ideia, a construção e o lançamento da bala gigante em direção a lua.
Há tantos detalhes no livro em relação a tudo que as vezes a leitura se torna um pouco maçante, exceto pelo excelente senso de humor de Verne.
Ao final, os americanos idealizadores da ideia, recebem uma contribuição inesperada de um francês, meio maluco, que se predispôs a ser atirado em direção a lua.
Verne relata genialmente passagens divertidíssimas como uma discussão entre o francês e um americano sobre a existência ou não de atmosfera na lua.
Leia aqui o trecho do lançamento para ter um gostinho da escrita de Verne: "-Cinco! Quatro" Três! Dois" Um! Fogo!!!...Uma detonação terrível, extraordinária, sobre-humana, que não poderia se comparar a nada, nem ao ribombar do trovão ou ao estrondo das erupções, aconteceu no mesmo instante. Um imenso jato de fogo esguichou das entranhas do solo, como de uma cratera. A terra tremeu, e apenas algumas pessoas conseguiram vislumbrar por um instante o projétil, que rasgava vitoriosamente o arr em meio a uma fumaça flamejante."
Ao final de 28 capítulos curtos e bem ritmados, Verne conclui sua história de um modo previsível, mas eu pelo menos achei frustrante, ao final da leitura, como nas séries de TV atuais o autor deixa um gancho para a continuação da história, mas nos deixa com a pulga atras da orelha sobre o destino dos três intrépidos que foram disparados no interior de uma bala de canhão em direção a lua.
O final da história e divertido com um evento inesperado que ocorre com a bala-foguete, mas para saber o que, você terá que ler o livro.
Este foi o primeiro livor de Júlio Verne que li, gostei muito e vou me programar para ler outras de suas aventuras.