Resenha crítico sobre o filme " A outra história americana"
Soluções para a tarefa
Outra História Americana ou se preferir “American History X” é tão atual que chega a dar medo. O filme retrata o racismo de uma forma tão devastadora que nos faz lembrar de todos os episódios desse preconceito que assistimos no noticiário a cada dia e refletir em que mundo estamos, quem realmente somos e aonde vamos parar.
É fato que o tão falado “pré-conceito” está em nosso meio e ainda vai dar muito o que falar. Com certeza, você já presenciou alguma cena ou até mesmo conhece alguém que não é muito a favor dos negros, gays, judeus e etc.
No longa de 1998 dirigido por Tony Kaye, “A Outra História Americana”, somos convidados para uma reflexão profunda sobre esse assunto que, infelizmente, continua atual.
Derek Vinyard (Edward Norton em uma de suas melhores atuações) é o protagonista do filme. O filho mais velho de uma família comum, mas que passa por uma grande transformação após a morte de seu pai, um bombeiro que trabalhava em uma comunidade negra quando foi assassinado. Isso causa uma ira imensa em Derek, que começa a formar uma gangue com os princípios neonazistas onde só os brancos americanos são limpos e justos.
Ao contrário do que você pode estar pensando, o filme não é uma apologia ao nazismo e suas crenças, pelo contrário, ele retrata a reabilitação de Derek ao longo da sua prisão. Digamos que é uma pegada de Laranja Mecânica, só que sem ficção científica.