resenha critica do filme wall-e
Soluções para a tarefa
Mesmo sendo um desenho animado feito pela Walt Disney Pictures, Wall-E não é um simples filme feito para crianças, pois muitos pontos do filme tornam-se mais interessantes para a compreensão de um adulto do que para uma criança.
O filme conta o drama de um pequeno robozinho compactador de lixo que vive solitário no mundo cheio de lixo em um futuro próximo, o que nos faz refletir sobre o comportamento dos humanos que é apenas baseado em consumo, e em possíveis futuros da humanidade semelhantes ao futuro apresentado no filme.
Durante o filme, Wall-E encontra Eva, que é uma pequena robozinha enviada pelos humanos que ainda vivem no espaço, em busca de alguma planta ou ser vivo, para saber se a atmosfera do planeta Terra está em condições para ser habitada. Diferentemente de Wall-E, Eva possui muita tecnologia e assim que achou uma planta entra em contato com as maquinas da nave dos humanos para vir buscá-la.
No filme, os humanos que ainda vivem no espaço, são todos gordos, e também são basicamente o produto entre um ser humano e as praticas consumistas. Os humanos vivem como vegetais, ficam todo o tempo em cadeiras flutuantes, onde se comunicam com os outros seres humanos através de um monitor em suas cadeiras.
Outro fator que é determinante para a compreensão do filme é a trilha sonora que em algumas partes como, por exemplo, no planeta Terra exige um grande silêncio para poder representar a solidão de Wall- E.
Um fato que também é de extrema importância para o filme é o domínio das maquinas sobre os humanos, pois no filme como os humanos vivem como vegetais, são as maquinas que os comandam, que os locomovem, e até escovam seus dentes. Nessa nave, ate o capitão é comandado pelo próprio leme da nave, que é um robô com pensamentos próprios, e muitas vezes até diferentes dos pensamentos do capitão.
No geral Wall-E consegue, com sutileza, nos mostrar que estamos no caminho errado, mostrando que o mundo pode chegar naquele ponto, mas deixando o foco principal da história no robô compactador de lixo e sua forma simples de ver e fazer as coisas.