Répteis, aves e mamíferos apresentam uma série de estruturas anatômicas comuns. Uma das principais, confere a estes animais respiração pulmonar. Descreva este tipo de respiração nestes grupos de seres vivos
Soluções para a tarefa
A princípio, a respiração pulmonar representa a troca de gases entre o organismo e o meio ambiente, cujo o protagonista é o pulmão, que internamente possui uma série de estruturas que possibilita esta troca.
- Trocas gasosas (hematose)
Os gases referidos nestas trocas são o oxigênio (O2) e o gás carbônico (CO2), de forma que ocorre a entrada de O2 no organismo, e a saída de CO2 do mesmo.
Se você estiver se perguntando de onde o CO2 vem, é simples, no organismo ele é parte do produto final do metabolismo celular, e por não ter mais tanta utilidade, ele precisa sair do organismo, pois altas concentrações do mesmo pode acarretar em problemas.
Uma importante estrutura que realiza as trocas gasosas são os alvéolos pulmonares.
- Como a respiração pulmonar é possibilitada?
A respiração pulmonar deve-se à ventilação, que é o ato de inspirar e expirar gases, porém, o mecanismo de ventilação varia de acordo com a espécie:
- Mamíferos = Diafragma
O diafragma está responsável por aumentar ou diminuir o volume da caixa torácica, logo:
- Quando o diafragma contrai, o volume da caixa torácica aumenta, e assim, podemos inspirar e permitir a entrada de gases;
- Quando o diafragma descontrai, o volume da caixa torácica diminui, e assim podemos expirar e permitir a saída de gases.
- Répteis = Costelas e parede corporal
Nos répteis, existe uma espécie de pressão negativa, de forma que o movimento das costelas juntamente com a parede corporal aumenta o volume da caixa torácica, isso faz com que o pulmão diminua sua pressão e consiga inspirar o ar, e claro, outro tipo de movimentação promove a expiração de gases.
É importante salientar que nem todos os répteis possuem esse mecanismo de ventilação.
- Aves = Sacos aéreos
O pulmão das aves é provido de prolongamentos chamados de sacos aéreos, e na ventilação, seus movimentos promovem a inspiração de gases para o pulmão, e claro, a expiração desses também.
Desta forma, podemos observar que os pulmões e a ventilação são fatores comuns entre os grupos de seres vivos citados, e claro, apenas com algumas diferenças anatômicas. E assim, é possibilitado as trocas gasosas que garantem a sobrevivência e equilíbrios dos seres vivos, que neste caso, é feita por estruturas pulmonares.
Para saber mais sobre sistema respiratório:
https://brainly.com.br/tarefa/5967560