QUESTÃO B:
Cadastro rural não impede desmatamento na Amazônia, alerta estudo
Criado com o objetivo de ajudar a conter o desmatamento ilegal, o Cadastro Ambiental Rural – ferramenta estabelecida na reforma do Código Florestal em 2012 – pode ainda não está conseguindo entregar o que prometeu. É o que sugere um estudo que avaliou o comportamento de mais de 49 mil propriedades no Mato Grosso e no Pará antes e depois de elas aderiram ao CAR.
A análise, feita com base nos dados de dois sistemas estaduais precursores do CAR federal – criados por MT e PA nos anos 2000 –, e com imagens de satélite, revelou que em um primeiro momento, logo após o registro, a maior parte das propriedades de fato não teve novos cortes.
Com o passar do tempo, porém, elas voltaram a registrar pequenos desmatamentos, com a confiança de que não haveria punição. Em alguns casos, as derrubadas de mata em fazendas com o CAR chegaram a ser maiores que em propriedades que ainda não haviam aderido ao programa.
Disponível em: ;. Acesso em: 17/07/2017.
Dentro desse contexto, sobre os instrumentos que visam à proteção das florestas, argumente de forma reflexiva sobre o Plano de Manejo Florestal Sustentável, descrevendo as etapas para sua obtenção.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Diante do evidenciado, podemos compreender que em se tratando do Plano de Manejo Florestal Sustentável, podemos afirmar que que se trata da administração da floresta para obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais.
Nesse processo, deve-se evidenciar o respeito aos mecanismos de sustentação do ecossistema, sendo importante notar a utilização de múltiplas espécies madeireiras bem como produtos e subprodutos para utilização de demais bens floreais de forma sustentável.
Perguntas interessantes
Artes,
8 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Filosofia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás