Filosofia, perguntado por kevellen71, 6 meses atrás

René Descartes

René Descartes foi um filósofo e matemático francês, fundador do método dedutivo na Filosofia, do racionalismo e criador da geometria analítica.

René Descartes foi um importante filósofo e matemático, além de ter deixado significativas contribuições para a Física. Seu método filosófico introduziu um pensamento mais exato no campo da Filosofia — o que o fez ser considerado o primeiro filósofo da vertente racionalista e colocou-o em posição de destaque para a constituição do pensamento moderno. Graças ao rigor dos estudos matemáticos de Descartes e à criação de seu plano de coordenadas, é possível hoje estabelecer os estudos da geometria analítica e da geometria espacial com maior precisão.

 

 

 

Principais ideias

A razão é inata ao ser humano, ou seja, nós já nascemos com as ideias racionais embutidas em nosso intelecto. O que diferencia a inteligência de uns e de outros é a maneira como utilizamos a nossa inteligência.

O conhecimento deve ser claro e distinto. Tudo aquilo que gera dúvida deve ser afastado do âmbito do conhecimento verdadeiro.

O conhecimento filosófico deve ser consolidado por um método que garanta a confiabilidade do que se conhece.

 

Racionalismo

As palavras iniciais de Descartes em Discurso do método apontam as primeiras pistas para o entendimento do seu racionalismo. Assim o filósofo escreveu:

O bom senso é a coisa do mundo melhor partilhada, pois cada um pensa estar tão bem provido dele, que mesmo os mais difíceis de contentar em qualquer outra coisa não costumam desejar tê-lo mais do que o têm. Não é verossímil que todos se enganem nesse ponto: antes, isso mostra que a capacidade de bem julgar, e distinguir o verdadeiro do falso, que é propriamente o que se chama o bom senso ou a razão, é naturalmente igual em todos os homens; e, assim, que a diversidade de nossas opiniões não se deve a uns serem mais racionais que os outros, mas apenas que conduzimos nossos pensamentos por vias diversas e não consideramos as mesmas coisas.

O racionalismo, além de estar assentado nas ideias inatas, toma por base a ideia de que o conhecimento fornecido por outras fontes que não a razão pode ser enganoso. Isso implica que somente o conhecimento racional, fruto das deduções, é claro e distinto. Somente o processo dedutivo (utilizado por excelência na Matemática) pode ser adotado como meio seguro e único para evidenciar aquilo que é conhecido.

Quando Descartes fala de “não considerarmos as mesmas coisas” quando falamos do bom senso e da razão, ele quer dizer que deve haver um método preciso para atingir-se a razão e que esse método não pode ser o empírico. Aliás, a grande fonte de sua decepção com a filosofia escolástica, que o fez romper com a tradição aristotélica, foi o assentamento do conhecimento em diversas fontes, entre elas a experiência.

Para fundamentar sua teoria, o filósofo elabora um método baseado, primeiramente, na dúvida metódica e hiperbólica. Metódica porque era organizada por um método, e hiperbólica porque era exagerada. O método cartesiano faz surgir na Modernidade um novo tipo de ceticismo: diferente do ceticismo helênico, os ideais cartesianos pretendiam negar um tipo de juízo do conhecimento para chegar-se a um julgamento final e verdadeiro. Para isso, era necessário negar as “certezas” advindas da experiência e de tudo aquilo que não fosse estruturalmente correto.


Frases

·                  “Penso, logo existo.”

·                  “O bom senso é a coisa do mundo melhor partilhada.”

·                  “Muitas vezes as coisas que me pareceram verdadeiras, quando comecei a concebê-las, tornaram-se falsas, quando quis colocá-las sobre o papel.”

·                  “Não basta termos um bom espírito, o mais importante é aplicá-lo bem.”
 

ATIVIDADES

1 – Desempenhe o papel de professor. Leia o texto com muita atenção e elabore 8 questões bem criativas com respostas.​

Soluções para a tarefa

Respondido por devilsondmais
6

Resposta:

1- Quais as principais contribuições do filosofo René Descartes para a filosofia?

René Descartes foi um importante filósofo e matemático, além de ter deixado significativas contribuições para a Física. Seu método filosófico introduziu um pensamento mais exato no campo da Filosofia — o que o fez ser considerado o primeiro filósofo da vertente racionalista e colocou-o em posição de destaque para a constituição do pensamento moderno.

2- Qual foi sua principal obra?

O Discurso do método.

3 - Qual a vertente filosófica criada por Descartes?

O Racionalismo

4- Descreva a vertente filosófica criada por Descartes.

O racionalismo, toma por base a ideia de que o conhecimento fornecido por outras fontes que não a razão pode ser enganoso e somente o conhecimento racional, fruto do processo dedutivo pode ser adotado como meio seguro e único para evidenciar aquilo que é conhecido.

5 - O que Descartes dis que deve ser ser seguido para se chegar a razão?

Deve haver um método preciso para atingir-se a razão e que esse método não pode ser o empírico, ou seja, não deve ser baseado em experiências próprias, mas em um método.

6 - Qual a fundamentação teórica de Descartes?

Para fundamentar sua teoria, o filósofo elabora um método baseado, primeiramente, na dúvida metódica (porque era organizada por um método) e hiperbólica (porque era exagerada), onde era necessário negar as “certezas” que fossem retiradas das experiências e de tudo aquilo que não fosse estruturalmente correto.

7- Explique  “Penso, logo existo.”.

Essa frase refere-se a necessidade de analisar de forma correta e aprofundada ideias e ações, para que não sejam baseadas apenas em conhecimento adquiridos de forma empírica.

8 - Por que René Descartes é considerado o fundador do Racionalismo?

Seu método filosófico introduziu um pensamento mais exato no campo da Filosofia, para ele o conhecimento deve ser claro e distinto e deve ser consolidado por um método que garanta a confiabilidade do que se conhece. Em suas ideias o filosofo apontou que  o conhecimento fornecido por outras fontes que não a razão pode ser enganoso, por outro lado, somente o conhecimento racional é claro e distinto.

Explicação:

Respondido por julialiri
0

Pode-se considerar a elaboração das seguintes perguntas, baseadas no texto:

  • Quem foi René Descartes?

R: Foi um filósofo e matemático francês.

  • Quais foram os estudos de Descartes que auxiliaram na geometria?

R: Foram os estudos matemáticos e a criação de seu plano de coordenadas.

  • Para Descartes, como é possível descrever a razão?

R: Para o filósofo, a razão é inata ao ser humano, assim, todos nós já nascemos com ideias racionais.

  • Como é descrito o conhecimento por Descartes?

R: O conhecimento deve ser claro e distinto.

  • Como é descrito o conhecimento Filosófico por Descartes?

R: Este deve ser consolidado por um método.

  • Como é possível descrever o racionalismo?

R: O racionalismo deve ser embasado em ideias inatas.

  • O que Descartes quis dizer com a frase "não considerarmos as mesmas coisas"?

R: Ele afirma que, para haver um método, é preciso atingir a razão.

  • Em que era embasado o método de Descartes?

R: na dúvida metótica e hiperbólica.

Quem foi René Descartes?

O autor foi um filósofo moderno que fundou o racionalismo, para mais, foi influenciador do cartesianismo moderno e influenciou também universidades francesas.

Continue estudando sobre Descartes em: https://brainly.com.br/tarefa/4337267

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes