Português, perguntado por julinhogamercastro, 4 meses atrás

RELIGIOSIDADE

A fé e a religião estão presentes na vida de milhões de pessoas em todo o planeta.
Existe muita diferença entre as religiões: o que consideram ou não sagrado, os alimentos que podem ou não podem ser comidos, o nome dos deuses, os rituais, as vestimentas etc.
Porém, também há muita coisa em comum entre a maioria das religiões. Alguns valores, mesmo tendo nomes diferentes, comuns, tais como: amor, respeito, justiça, fraternidade, solidariedade, amizade etc.
Por isso, é preciso que os seres humanos encontrem uma maneira de dialogar e conviver, respeitando e valorizando as diferenças, sejam elas quais forem. Só assim poderemos viver em um mundo de paz e harmonia.

FÉ: significa "confiança, firme convicção". fé não é apenas confiar, mas confiar e acreditar com afeição, com amor naquilo que acredita, confia e aposta.

RELIGIÃO: significa "religação com o divino, crença na existência de um poder sobrenatural, além do mundo físico, do mundo material."


Responda, de acordo com o texto.

1- Escreva duas diferenças entre as religiões.

2- Escreva quatro coisas comuns que há entre as religiões.

3- Como podemos viver em um mundo de paz e harmonia?

4- O que significa a palavra fé?

5- Qual o significado da palavra religião?

Soluções para a tarefa

Respondido por bibicandyy
1

1) O que diferencia uma religião da outra?

As religiões tendem a derivar a moralidade, a ética, as leis religiosas ou um estilo de vida preferido de suas ideias sobre o cosmos e a natureza humana. A palavra religião é muitas vezes usada como sinônimo de fé ou sistema de crença, mas a religião difere da crença privada na medida em que tem um aspecto público.

2) Crença na vida após a morte.

Comunidade. As religiões formam comunidades de pessoas que geram amizades entre si.

Ética. As religiões têm em comum o fato de listar o que é certo ou errado.

Ritual. As religiões costumam ter rituais, como batismo, rituais de passagem e rituais de funeral.

3) ter respeito ao proximo sempre , não pensar só em si mesmo , respeitar as leis , ser justo e honesto , ter responsabilidade , respeitar o pensamento do outro , ser simpatico , não cobisar as coisas alheias .

4)  Convicção da existência de algum fato ou da veracidade de alguma asserção; credulidade, crença: “De fato, como ia ter fé no progresso e na ciência, ter fé nos técnicos e nos especialistas que, teoricamente, orientariam e dirigiriam o país, se os critérios e objetivos eram sempre traçados pelos interesses de alguns?

5)  A palavra religião tem origem do latim e significa “religar”. Em um sentido moderno, esse termo é entendido como o conjunto de crenças do ser humano na existência do divino.

Respondido por gleycydamasaceno26
1

Resposta:

1-estariam ligadas a algo que nos conecte ao sagrado.

As diferentes religiões se distinguem a partir de suas doutrinas. Todas são manifestações da fé dos indivíduos e sua relação com a ou as divindades fundamentais. Em geral, as bases das religiões estão em textos considerados sagrados.

Para o cristianismo, a Bíblia é o principal texto. Assim como para o Judaísmo é a Torá, para o islã é o Alcorão. Além da crença em um só Deus, as três religiões têm sua origem em Abraão, personagem presente no livro do Gênese, no Velho Testamento, e. por isso são chamadas de religiões abraâmicas.

2-É facto que toda religião possui um sistema de crenças no sobrenatural, geralmente envolvendo divindades, deuses e demónios. As religiões costumam também possuir relatos sobre a origem do Universo, da Terra e do Homem, e o que acontece após a morte. A maior parte crê na vida após a morte.

3-ter respeito ao proximo sempre , não pensar só em si mesmo , respeitar as leis , ser justo e honesto , ter responsabilidade , respeitar o pensamento do outro , ser simpatico , não cobisar as coisas alheias . Viver em paz seria otimo para o mundo , pena que nem sempre as pessoas pensam desta forma!!!

4-Crença intensa na existência de alguma coisa; convicção intensa e persistente em algo abstrato que, para a pessoa que acredita, se torna verdade; crença: fé em Deus; fé nos sonhos.

Maneira através da qual são organizadas as crenças religiosas; religião.

Excesso de confiança depositado em; crédito: uma pessoa merecedora de fé.

[Religião] A primeira das três virtudes próprias da teologia: fé, esperança e caridade.

Comprovação de uma situação; afirmação: sua opinião demonstrava sua fé.

Acordo firmado através de palavras em que se deve manter o compromisso feito: quebrou a fé que tinha à chefe.

[Jurídico] Crédito atribuído a um documento, através do qual se firma um acordo, ocasionando com isso a sua própria veracidade.

5-crença na existência de um poder ou princípio superior, sobrenatural, do qual depende o destino do ser humano e ao qual se deve respeito e obediência.

2.

postura intelectual e moral que resulta dessa crença.

Perguntas interessantes