Biologia, perguntado por haylachequim96, 9 meses atrás

Relembre: se o gás oxigênio é atingido por radiação de alta energia (como a radiação ultravioleta), ele se decompõe, originando oxigênio livre, o qual é absolutamente necessário para a formação do gás ozônio na estratosfera. Agora, imagine um mundo hipotético, absolutamente idêntico à Terra, mas sem poluentes atmosféricos, como o CFC e os óxidos de nitrogênio, que decompõem o gás ozônio. Mesmo sem esses poluentes, não há camada de ozônio nesse planeta – ainda que existam no planeta todos os elementos necessários para que ela pudesse surgir. Relacione a ausência da camada de ozônio com o seu processo de formação e infira o que podemos supor sobre o tipo de radiação que chega até esse planeta hipotético.



Soluções para a tarefa

Respondido por claudiapontou12584
64

Resposta:

ozônio (O3) é um dos gases que compõe a atmosfera e cerca de 90% de suas moléculas se concentram  entre 20 e 35 km de altitude, região denominada Camada de Ozônio. Sua importância está no fato de ser o único gás que filtra a radiação ultravioleta do tipo B (UV-B), nociva aos seres vivos.

O ozônio tem funções diferentes na atmosfera, em função da altitude em que se encontra. Na estratosfera, o ozônio é criado quando a radiação ultravioleta, de origem solar, interage com a molécula de oxigênio, quebrando-a em dois átomos de oxigênio (O). O átomo de oxigênio liberado une-se a uma molécula de oxigênio (O2), formando assim o ozônio (O3).

Explicação:

Eu coloquei isso mais vc pode apreviar e eu espero ter te ajudado

Perguntas interessantes