Releia os trechos a seguir. "[. ] Desejaria antes que fosse no campo, numa quinta, com arvoredos murmurosos e relvas fofas-, passeariam então, com as mãos enlaçadas, num silêncio poético; e depois o som da água que cai nas bacias de pedra daria um ritmo lânguido aos sonos amorosos. " "A carruagem parou ao pé de uma casa amarelada, com urna por Linhapequerid. Logo a entrada um cheiro mole e salobro enojou-a. A escada, de degraus gastos, subia ingrememente, apertada entre paredes onde a cal caía, e a umidade fizera nódoas. No patamar da sobreloja, uma janela com um gradeadozinho de arame, parda do pó acumulado, coberta de teias de aranha, coava a luz suja do saguão. "
a) Que imagem os adjetivos destacados no primeiro trecho sugerem?
b) De que maneira os adjetivos destacados no segundo trecho contribuem para indicar a degradação moral por que passará Luísa?
Soluções para a tarefa
a) Os adjetivos do primeiro trecho sugerem um idílio, ou seja, uma expectativa de sonho que a personagem fazia para seu encontro.
Os termos indicam suavidade e romantismo, às vezes insinuando duplos sentidos sensuais ("murmurosos", "fofas", "lânguido", "amorosos").
b) No segundo trecho os adjetivos são negativos, antecipando decepções da personagem. É o caso de "amarelada" (a casa), "mole" e "salobro" (o cheiro da casa), "gastos" (os degraus), "suja" (a luz).
Os adjetivos em O Primo Basílio, de Eça de Queirós
Os trechos citados no exercício fazem parte do romance O Primo Basílio, do escritor português Eça de Queirós. A história trata de um adultério.
Eça de Queirós é um escritor do realismo. O autor costuma fazer análises aprofundadas dos personagens, ao mesmo tempo que usa uma linguagem rica. No trecho do exercício, os adjetivos são usados de forma precisa para construir atmosferas.
Continue aprendendo sobre O Primo Basílio aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/50063652
#SPJ4