Português, perguntado por AnnaJoyce111, 11 meses atrás

releia o ultimo verso do poema.nele o eulirico cria um paradoxo para definir sua condicao sentimental,iu seja,reune duas ideias opostas,que,em principio,se excluem:me salvo e me dano. a)explique o sentido desse paradoxo. b)levando em conta os sentimentos paradoxais do eu lirico,discuta com colegas:ate que ponto o titulo do poema e adequado

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Garcias29
206

 

a)  poema de Carlos Drummond de Andrade  é uma maneira de dizer que mesmo diante de tantas coisas contrarias, é preciso sempre se sobressair a tais contrariedades.

No ultimo verso o autor diz: “me salvo e me dano, amor”. Para ele o amor e sua força tornam as coisas mais fáceis, e que os empecilhos, os danos do caminho são necessários para que as coisas conquistadas tenham maior valor, sejam mais almejadas. Portanto, mesmo se salvando, houve muitos danos ao percorrer o caminho.


b) O titulo condiz com essas percepções do autor, já que ele afirma que mesmo diante de tantas contrariedades, a vida é feita para vencermos os obstáculos e, no fim, através do amor seremos vitoriosos.

Perguntas interessantes