Releia o trecho do capítulo “O baú do marujo”: Dizem que a covardia é contagiosa; mas que a argumentação, por outro lado, é uma grande encorajadora. Justifique o emprego do verbo ser no presente do indicativo. 2. Releia outro trecho do texto “O baú do marujo”: Ela começou a contar e tirar as moedas da sacola do capitão e passá-las para o saco que eu segurava. Foi uma tarefa demorada, difícil, pois havia moedas de todos os países e tamanhos: dobrões, luíses de ouro, guinéus, duros e não sei mais o que, tudo misturado. Os guinéus eram os mais escassos, e era justamente com eles que minha mãe sabia fazer as contas. a. Os fatos imaginados e narrados nesse trecho são anteriores ou posteriores à narração? b. Reescreva o trecho, de modo que os fatos aconteçam em momento coincidente com o da narração.
É para amanhã!! por favor respondam!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)O verbo "ser" está empregado no presente do indicativo , para expressar uma situação considerada permanente .
2) a ) Os fatos imaginados e narrados nesse trecho são anteriores .
b) " Ela começa a contar e tirar as moedas da sacola do capitão e passa-las para o saco que eu seguro . È uma tarefa demorada , difícil , pois há moedas de todos os países e tamanhos : Dobrões , luíses de ouro, guinéus , duros e não sei mais o que , tudo misturado , Os guinéus são os mais escassos , e é justamente com eles que minha mãe sabe fazer as contas . "
3)a) Pois a forma verbal "sussurrar é representada pelo narrador do texto .
b) O presente indicativo esta sendo usado no futuro para dar ideia que a mãe de Jim achava que os inimigos podiam voltar .
4)a)O pretérito perfeito apresenta que ação "piscar" representa um fato anterior á fala .
b)O adverbio que indica que o eu lírico não tem certeza do motivo que levou a estrela a piscar é o talvez.
Explicação: é so copiar esta tudo certo minha professora me deu 10 de tarefa pq acertei tudo confia
"O baú do marujo"
a. Os fatos imaginados e narrados são anteriores à narração, pois os verbos estão no passado.
- "começou", "foi" - pretérito perfeito do indicativo;
- "havia", "eram", "era", "sabia" - pretérito imperfeito do indicativo.
b. Para que os fatos narrados coincidam com a narração, é preciso escrever os verbos no presente do indicativo, assim:
"Ela começa a contar e tirar as moedas da sacola do capitão e passá-las para o saco que eu segurava. É uma tarefa demorada, difícil, pois há moedas de todos os países e tamanhos: dobrões, luíses de ouro, guinéus, duros e não sei mais o que, tudo misturado. Os guinéus são os mais escassos, e é justamente com eles que minha mãe sabe fazer as contas."
Leia mais sobre os tempos verbais em:
https://brainly.com.br/tarefa/20719582