Releia dois trechos de Iracema.
“O velho soabriu as pesadas pálpebras, e passou do neto ao estrangeiro um olhar baço. Depois o peito arquejou e os lábios murmuraram: — Tupã quis que estes olhos vissem, antes de se apagarem, o gavião branco junto da narceja." “Poti foio primeiro que ajoelhou aos pés do sagrado lenho; [...] Deviam ter ambos um só deus, como tinham um só coração. [...] Germinou a palavra do Deus verdadeiro na terra selvagem; e o bronze sagrado ressoou nos vales onde rugia o maracá."
O que pode justificar a presença dessa aparente visão contraditória do processo de aculturação do índio em duas cenas de uma mesma obra? Lembre-se de considerar o contexto da época.
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Bom dia!
Com base no enunciado acima podemos compreender que:
Através do processo de catequização, notamos que a aculturação dos índios foi desenvolvida pelos europeus de modo a introduzirem as tribos nos dogmas e costumes cristão.
Deste modo, o autor se refere a presença de um "único Deus" que deveria ser o já adorado pelo povo indígena, e, levando em consideração o período em que isso aconteceu, notamos que alguns dos índios foram introduzidos nesse sistema, porém tinham suas próprias crenças baseadas na natureza.
Espero ter ajudado.
Um abraço.
Com base no enunciado acima podemos compreender que:
Através do processo de catequização, notamos que a aculturação dos índios foi desenvolvida pelos europeus de modo a introduzirem as tribos nos dogmas e costumes cristão.
Deste modo, o autor se refere a presença de um "único Deus" que deveria ser o já adorado pelo povo indígena, e, levando em consideração o período em que isso aconteceu, notamos que alguns dos índios foram introduzidos nesse sistema, porém tinham suas próprias crenças baseadas na natureza.
Espero ter ajudado.
Um abraço.
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