relatorio pronto de aula pratica sobre contagem diferencial de leucocitos
Soluções para a tarefa
Resposta:
Introdução
É a contagem percentual ou absoluta, em mm3, de leucócitos.
Princípio do teste: A mostra de sangue é diluída em um líquido que promove a lise de praticamente todos os eritrócitos, preservando as células nucleadas. O número de partículas contadas microscopicamente é multiplicado por um fator, que nos dá o resultado de leucócitos por mm3 de sangue.
Interpretação:
Valores aumentados: Podem ser causados por razões fisiológicas como a gravidez, patologias, leucocitoses infecciosas. Valores diminuídos: Causada por depressão dos tecidos leucopoéticos por infecção ou intoxicação, substituição da medula óssea por outras células, deficiência de vitamina A, ou alteração na distribuição dos leucócitos na corrente sanguínea.
Interferências: Quando um número significativo de eritroblastos e observado no esfregaço sanguíneo, a correção da contagem global de leucócitos deve ser realizada, considerando-se que todos os eritroblastos, como são células nucleadas, são contadas com os leucócitos indistintamente. A correção deve ser processada como o exemplo abaixo. Neutrófilo metamielócito 2%, Neutrófilo bastonete 7%, Neutrófilo segmentado 61%, Linfócito 25%, Monócito 5% Total 100%
Metodologia
1) Aspirar 400μL de solução de Turk em um tubo de vidro;
2) Homogeneizar bem a amostra de sangue. 3) Aspirar 20μL de sangue com a pipeta automática.
4) Remover o sangue de fora da pipeta com papel absorvente.
5) Diluir o sangue na solução de Turk e homogeneizar a mistura por três