Ed. Física, perguntado por mileyrainhapisa6729, 1 ano atrás

relatorio importancia academica da pratica de aula pratica de basquetebol

Soluções para a tarefa

Respondido por iuryros
0

  Anos atrás, era possível compreender o acirrado debate entre a visão fisiologista ou técnica e a concepção histórico-sociológica e filosófica no ensino da educação física. Certamente, o ensino de basquetebol era bastante influenciado pela vertente escolhida ou aprendida pelo professor durante sua graduação, predominando a visão de esporte competitivo, rendimento físico, exclusão dos “menos hábeis” e outros fatores técnicos (Ferreira, 1998).

    Neste sentido, Ramos et al. (2006) demonstraram claramente que os estudantes de educação física cometem equívocos no ensino do basquetebol, uma vez que sobrevalorizam o ensino do jogo formal ou o ensino dos fundamentos, deixando de lado o basquete recreativo, bem como as situações de ataque e defesa com oposição simplificada, características do que chamamos de “complexo de jogo”.

    Do mesmo modo, a prática dos professores de educação física tem sido pautada por excessivo ensino prático esportivo, pouca valorização da cultura corporal e desconhecimento por parte dos alunos dos conteúdos de educação física escolar o que tem levado a educação física a um isolamento das outras disciplinas, assim como à falta de interesse e significado por parte dos alunos de acordo com estudo em Americana (SP) (Gueriero e Araújo, 2004). Resultados similares foram observados por outros autores em Curitiba (PR) (MEIRA et al., 2012).

    Ressalta-se que nos estudos de Gueriero e Araújo (2004), Ramos et al. (2006) e Meira et al. (2012) fica evidente o desconhecimento das regras e técnicas do basquetebol por parte dos professores o que pode comprometer o ensino da modalidade.

Perguntas interessantes