Português, perguntado por jhenyfervictoria, 1 ano atrás

relatório do filme A Onda​

Soluções para a tarefa

Respondido por wendeeeeeel
5

Resposta:

O filme A Onda retrata de forma contundente o modelo autocrata de se governar. O professor Rainer é o ministrador de um curso sobre autocracia que durará uma semana. A fim de que os alunos compreendessem melhor tal forma de governo, ele decide aplicar um experimento prático aos alunos que, empolgados com a ideia, aceitam imediatamente, com exceção de alguns.

Com o passar dos dias, o professor, sua esposa e alguns alunos percebem que o movimento estava ultrapassando os limites da realidade, ou melhor, estava transformando-se, como numa monarquia absolutista, num modo de governo ditatorial, já que o caos promovido, sobretudo pelos alunos, extrapolara-se dos limites do contexto social da escola ao ambiente social externo.

Os alunos passaram a defender o grupo com unhas e dentes, inclusive das intimidações de grupos anarquistas, divulgando o logo do movimento por toda a cidade. Após uma confusão entre os alunos do movimento e os do outro curso, em um jogo de polo aquático, o professor decide acabar de vez com A Onda que tomara proporções inesperadas.

Reunindo todos os alunos no dia seguinte procurou estratégias para convencê-los do caos que a situação havia se transformado. Discursou, para a euforia de todos, que A Onda não poderia acabar, pois com ela iriam mudar os rumos da Alemanha. Um dos alunos não aceitando tal ideia foi levado, à mando do professor, até o palco, que perguntando aos demais o que fazer com o traidor ouviu que deveria expulsá-lo do grupo. Com isso demostrou aos alunos o quão perversa e manipuladora é a autocracia e depois acrescentou que já estava na hora de dar um basta na brincadeira que virara realidade.

Um aluno que sofria de bullying antes do movimento, mas que ao integrá-lo passou a ser respeitado, não aceitou a ideia pensando que seria novamente excluído e sacou uma arma atirando em um dos seus colegas. Após ser convencido pelo professor de que se ele o assassinasse o movimento ficaria sem líder, o aluno psicótico atira na própria boca e se mata. O professor Rainer é preso logo depois do ocorrido culpado pelo caos que se estabelecera

Respondido por gabriel955275
3
O filme se passa na Alemanha e conta a história de um professor que em um semanário de aulas sobre politica fica responsável por ensinar (autocracia), método usado na Alemanha por Hitler e que foi abolido já há algum tempo, porém ele não tem a menor ideia de como abordar esse assunto com seus alunos e se vendo no dever e obrigação de ensina-los começa a pensar em como faze-lo.
No começo teve muitas dificuldades, pois como em toda sociedade existiam grupos de alunos, cada um com seus objetivos e filosofia de vida, uns concordaram com sua proposta e outros não, sua proposta era de que, os alunos desfizessem os grupos, se unissem e trabalhassem em equipe, todos com o mesmo propósito e com o passar do tempo à maioria dos alunos concordaram com seus métodos e começaram a fazer tudo que o professor pedia concordando com tudo que lhes era dito. Criou um nome, uniforme, emblema e até rituais de saudação que seriam usados entre eles na escola, porém isso tudo começou a passar do limite, quando toda a escola começou a agir como se fizesse parte desse grupo e até fora da escola, eles estavam usando isso como estilo de vida.
Quando ele foi questionado por uma aluna que era contra o que estava acontecendo e ela disse a ele que isso estava saindo de controle ele sugeriu que ela mudasse de curso e não deu atenção para o que ela falava, até sua esposa saiu de casa por causa da situação e só então ele começou a pensar no que estava acontecendo. Marcou uma reunião com todos que faziam parte da seita e até mesmo com os simpatizantes, combinou com um aluno uma trama em que o aluno não queria mais fazer parte daquilo tudo e quando o aluno fingia que queria ir embora o professor manda que o levem para o palco onde ele se encontra e pergunta a todos o que deve fazer com um traidor todos gritam algo como, matar, bater e outras coisas, foi ai que o professor se deu conta que havia passado do limite e quando contou aos alunos que era tudo uma farsa e que ele havia feito isso porque precisava ver a atitude deles todos ficaram em choque, então ele mandou todos para casa e anunciou o fim da seita, porém muitos alunos estavam extremamente ligados a tudo isso e um em especial que encontrou nesse grupo tudo que ele nunca teve como, amigos, pessoas que o defendia, família e alguém para conversar, então consternado e muito confuso sobre tudo que estava acontecendo, ele saca uma arma e aponta para o professor dizendo tudo que aquela seita significava pra ele e não deixa ninguém sair do local, quando um colega de classe tenta se aproximar dizendo que a arma é de mentira leva um tiro e fica ferido, o professor tentando fazer com que ele largue a arma argumentando o que ele fará depois que tudo isso passar, o aluno dá um tiro na boca e se mata com isso o professor vai preso e causa o maior caos já visto pela população.

CONCEITO DE ANOMIA DURKHEIM
Segundo Durkheim, a concepção da sua sociologia se baseia em uma teoria do fato social e tem como objetivo mostrar que pode e deve existir uma sociologia objetiva e cientifica. O fato social tem três características: coerção, que exerce obrigatoriedade sobre o indivíduo independente da sua vontade e escolha, relativo às regras da sociedade em que vivem; são exteriores aos indivíduos: existem e atuam sobre o indivíduo independente da sua vontade; generalidade: todo fato que é geral, que se repete em todos ou pelo menos na maioria dos indivíduos.
Para Durkheim, a ordem da sociedade em que vivemos é o caminho a ser seguido, por isso ele pensa que a sociologia não tem somente o dever de explicar e entender uma sociedade, mas também deve encontrar remédios para a vida social e esses remédios nada mais são do que as Leis e regras que regem uma sociedade. Para ele, a sociedade como todo organismo, apresenta estados normais, que é a sociedade vivendo em harmonia, onde a maior parte da população aceita e seguem as Leis e regras e o estado patológico, é aquele que se encontra fora dos limites permitidos pela ordem social e pela moral, também conhecida como, ruptura do consenso ou anomia.
A anomia acontece quando em uma sociedade um indivíduo ou um pequeno grupo (minoria) causam desordem, desobedecendo às regras e Leis que por ela foi estabelecida.


Perguntas interessantes