Relações semânticas sinalizadas por algumas expressões vão “costurando” o texto e lhe emprestando unidade. Veja os trechos transcritos e analisados abaixo. ( ) “Qualquer tropeço da esquadra nacional é motivo de críticas acerbas e inflamadas em todas as esquinas do país”: pode-se constatar nesse trecho uma relação de causa e efeito. ( ) “sobre as línguas em geral e sobre a língua portuguesa em particular”: há aqui uma espécie de oposição explicitamente sinalizada. ( ) “medicina e direito, por exemplo, são matérias de alta especialidade, ao passo que a língua é assunto de domínio público”: um sentido de oposição põe em articulação as duas afirmações. ( ) “mixórdia (...) colhidas às vezes de fonte não confiável, ou destorcidas pelos “ruídos da comunicação”: o conectivo sublinhado expressa um sentido de conclusão. ( ) “os curiosos e palpiteiros da linguagem têm mais crédito do que os lingüistas”: a declaração se fundamenta na expressão de uma análise comparativa. a) FVVVF b)VVVFF c)VFFFV d)VVVFV e)VFFVF
Soluções para a tarefa
Alternativa D.
V - V - V - F - V
(Verdadeiro) “Qualquer tropeço da esquadra nacional é motivo de críticas acerbas e inflamadas em todas as esquinas do país”: pode-se constatar nesse trecho uma relação de causa e efeito.
> A causa é qualquer tropeço da esquadra nacional e a consequência (o efeito) é críticas acerbas e inflamadas em todas as esquinas do país.
(Verdadeiro) “sobre as línguas em geral e sobre a língua portuguesa em particular”: há aqui uma espécie de oposição explicitamente sinalizada.
> A oposição está entre as expressões "em geral" e "em particular".
(Verdadeiro) “medicina e direito, por exemplo, são matérias de alta especialidade, ao passo que a língua é assunto de domínio público”: um sentido de oposição põe em articulação as duas afirmações.
> Há oposição entre "matérias de alta especialidade" e "assunto de domínio público".
(Falso) “mixórdia (...) colhidas às vezes de fonte não confiável, ou destorcidas pelos “ruídos da comunicação”: o conectivo sublinhado expressa um sentido de conclusão.
> O conectivo "ou" estabelece relação de alternância, escolha.
(Verdadeiro) “os curiosos e palpiteiros da linguagem têm mais crédito do que os lingüistas”: a declaração se fundamenta na expressão de uma análise comparativa.
> Há comparação entre curiosos e palpiteiros e linguistas, explícita pela expressão "mais do que".