Relacione os conceitos aos seus significados: (1) mercantilismo (2) liberalismo (3) keynesianismo (4) neoliberalismo (5) globalização (6) urbanização Doutrina econômica que é praticada desde os anos de 1980 e visa resgatar as ideias do liberalismo. Resposta 1 Característica do capitalismo comercial, época das grandes navegações, que o comércio proporcionou alta concentração de capitais no interior dos Estados europeus que comandavam esse processo expansionista. Resposta 2 Característica do capitalismo industrial, etapa em que a economia passou a funcionar de acordo com a lógica do mercado. Era defendida a tese de que o Estado deveria intervir cada vez menos na produção e no comércio. Resposta 3 Atual fase de expansão do capitalismo, ela é consequência do avanço tecnológico, da modernização dos sistemas de transportes e telecomunicações, responsáveis pela aceleração dos fluxos de pessoas, mercadorias, capitais e informações. Resposta 4 Política norte americana que entrou em vigor pós- crise de 1929. Consistia na intervenção do Estado através de construção de obras públicas e de estímulos à produção. Seu nome foi dado em homenagem ao economista John Keynes, mentor e defensor da ideia. Resposta 5 Processo que corresponde à transformação de paisagens naturais em espaços urbanos. Resposta 6
Soluções para a tarefa
(1) - resposta 1; (2) - resposta 2; (3) - resposta 4; (4) - resposta 6; (5) - resposta 3; (6) - resposta 5.
Explicação:
Mercantilismo: característica do capitalismo comercial, época das grandes navegações, que o comércio proporcionou alta concentração de capitais no interior dos Estados europeus que comandavam esse processo expansionista.
As políticas mercantilistas partilhavam a crença de que a riqueza de uma nação residia na acumulação de metais preciosos (ouro e prata), advogando que estes se atrairiam através do incremento das exportações e da restrição das importações (procura de uma balança comercial favorável).
Liberalismo: característica do capitalismo industrial, etapa em que a economia passou a funcionar de acordo com a lógica do mercado. Era defendida a tese de que o Estado deveria intervir cada vez menos na produção e no comércio.
Os liberais também encerraram políticas mercantilistas, monopólios e outras barreiras ao comércio, promovendo mercados livres em vez disso.
A fundação do liberalismo como uma tradição distinta é comumente atribuída ao filósofo inglês John Locke, tendo ele argumentado que o liberalismo deve basear-se no contrato social, e que cada homem tem um direito natural à vida, liberdade e propriedade, e que os governos não devem violar tais direitos.
Globalização: atual fase de expansão do capitalismo, ela é consequência do avanço tecnológico, da modernização dos sistemas de transportes e telecomunicações, responsáveis pela aceleração dos fluxos de pessoas, mercadorias, capitais e informações.
Em 2000, o Fundo Monetário Internacional (FMI) identificou quatro aspectos básicos da globalização: comércio e transações financeiras, movimentos de capital e de investimento, migração e movimento de pessoas e a disseminação de conhecimento.
Keynesianismo: política norte americana que entrou em vigor pós- crise de 1929. Consistia na intervenção do Estado através de construção de obras públicas e de estímulos à produção. Seu nome foi dado em homenagem ao economista John Keynes, mentor e defensor da ideia.
Consiste numa organização político-econômica, oposta às concepções liberais, fundamentada na afirmação do Estado como agente indispensável de controle da economia, com objetivo de conduzir a um sistema de pleno emprego. Tais teorias tiveram uma enorme influência na renovação das teorias clássicas e na reformulação da política de livre mercado.
Urbanização: processo que corresponde à transformação de paisagens naturais em espaços urbanos.
É o processo em que o espaço rural transforma-se em espaço urbano, com a consequente migração populacional do tipo campo–cidade que, quando ocorre de forma intensa e acelerada, é chamada de êxodo rural.
Neoliberalismo: doutrina econômica que é praticada desde os anos de 1980 e visa resgatar as ideias do liberalismo.
Para descrever o ressurgimento de ideias derivadas do capitalismo laissez-faire (apresentadas pelo liberalismo clássico) e que foram implementadas a partir do início dos anos 1970 e 1980. Seus defensores advogam em favor de políticas de liberalização econômica extensas