História, perguntado por matealves04, 8 meses atrás

Relacione o Édito de Nantes e a perseguição dos protestantes pelos católicos.

Soluções para a tarefa

Respondido por cs220926
1

Resposta:

O Édito de Nantes foi promulgado em 1598 pelo rei Henrique IV, destinado a restaurar a paz interna na França, rompida com a Guerra das Religiões. O decreto definiu os direitos dos protestantes franceses, os huguenotes. ... Não se permitiu a nenhum protestante francês deixar o território.

Bons estudos!!


gabyyFreitas: A revogação do Édito de Nantes não foi o início de um processo de perseguição religiosa, mas sim o seu desfecho. Quando foi emitida, em 1685, a dimensão das comunidades protestantes em França estava já muito diminuída, após várias décadas de perseguições
Respondido por Vprebelo
0

Resposta:

O Édito de Nantes foi um preceito legal assinado na cidade de Nantes (França) que concedeu tolerância religiosa aos franceses protestantes, conhecidos como huguenotes no dia 30 de abril de 1598. O rei católico Henrique IV, conhecido pela alcunha de “O bom Henrique” assinou o documento que concedia poucos direitos aos protestantes que vinham sendo perseguidos por mais de quarenta anos, passando por variados tipos de descriminação e assassinatos, tendo o seu ápice no evento conhecido como o massacre da noite de São Bartolomeu que ocorreu em 24 de agosto de 1572. O Édito acabou com um antigo provérbio ligado as monarquias católicas do Antigo Regime: uma fé, uma lei, um rei. Desta forma o preceito legal assinado pelo rei Henrique IV inaugurava a tolerância religiosa, onde a sua figura foi vista como aquele quem solucionou o clima de tensão causado por todos os conflitos religiosos, principalmente dos católicos para com os protestantes, gerando assim uma espécie de tolerância civil francesa, onde os protestantes passaram a ter entre outros direitos, como o privilégio político.

Explicação:

Perguntas interessantes