História, perguntado por m3y, 1 ano atrás

Relacione as Demolições da revolta da vacina com as demolições das obras para as olimpíadas

Soluções para a tarefa

Respondido por heitorbantim
3
Nas duas situações, vemos uma tentativa, por parte de governo, de higienização e "limpeza social" da cidade do Rio de Janeiro para que os estrangeiros desfrutassem do local.
O processo de higienização do RJ no começo do séc. XX tinha como objetivo deixar a cidade com cara de Europa. No entanto, nas principais cidades da Europa, não se encontram favelas, cortiços, casas sem sistema de esgoto, etc. Essa grande quantidade de construções irregulares no RJ ocorreram no período pós-escravidão, onde os escravos agora livres não tinham para onde ir, não tinham apoio do Governo e não tinha condições de comprar, reformar casas, etc. Por isso, eles encontravam-se às margens da cidade. 
No séc. XXI, vemos um Rio de Janeiro com grandes quantidades de favelas, o que também ocorre por conta da desigualdade social que o país enfrenta. Sem políticas sociais que melhorem a vida dos mais pobres, eles continuam acumulando-se em construções irregulares e assim surgem novas e novas favelas. Com as Olimpíadas de 2016, o Rio estará em foco no mundo, e o que o Governo não quer é passar imagem de uma cidade pobre e marginalizada. Por isso, demolições vão sendo feitas, obras são realizadas POR CIMA das favelas, casas irregulares construídas por pobres marginalizados que nunca receberam atenção do Governo. 

Por onde a carreata internacional passa, o Governo Brasileiro, Estadual ou Federal coloca os pobres favelados para baixo do tapete. 
Perguntas interessantes