Relacione as colunas indicando a classificação da oração subordinada destacada sendo apositiva, completiva nominal, objetiva, subjetiva.
Daremos a premiação AOS QUE MAIS MERECEREM.
Eu sou completamente favorável A QUE HOMENS E MULHERES CONCORRAM AO TÍTULO.
Convém QUE VOCÊ ESTUDE.
Necessito DE QUE ME APOIEM.
Desejo uma coisa: QUE VOCÊ SEJA FELIZ.
Soluções para a tarefa
As orações subordinadas são aquelas que dependem de outra, ou seja, exercem uma função sintática.
Ela se encaixa na oração principal e funciona como adjunto adnominal.
Conforme a função desempenhada, as orações subordinadas podem ser classificadas em adverbiais, adjetivas e substantivas.
Orações subordinadas adverbiais
Como o próprio nome diz, as orações subordinadas adverbiais exercem a função de verbo e são classificadas em: Causais, Comparativas, Concessivas, Condicionais, Conformativas, Consecutivas, Finais, Temporais, Proporcionais.
Orações subordinadas adjetivas
Neste caso, as orações subordinadas adjetivas exercem a função de adjetivo e são apresentadas em duas classificações, sendo: Explicativa e Restritiva.
No caso da oração subordinada substantiva predicativa, a função exercida é a de predicativo do sujeito do verbo da oração principal.
O predicativo complementa o sujeito quando uma qualidade é atribuída, sendo acompanhado de um verbo de ligação.
Diante disso, a identificação pode ser feita da seguinte forma: sujeito + verbo de ligação + oração subordinada substantiva predicativa.
Oração subordinada substantiva completiva nominal
A oração subordinada substantiva Completiva Nominal exerce a função de complemento de um nome, que pode ser um substantivo abstrato, um adjetivo ou um advérbio. Ela é iniciada por uma preposição.
Oração subordinada substantiva objetiva direta
Aqui a oração exerce a função de objeto direto, complementando um verbo transitivo direto direto, que não leva preposição.
Oração subordinada substantiva objetiva indireta
A oração exerce a função de objeto indireto do verbo, sendo complementado por um verbo transitivo indireto. Neste caso, a oração é sempre iniciada por uma preposição.
Oração subordinada substantiva apositiva
A oração exerce a função de aposto de qualquer termo. Ela geralmente vem depois de dois pontos, quando geralmente é usado para explicar ou especificar um termo anterior.
Orações subordinadas substantivas desenvolvidas e reduzidas
Além das classificações anteriores, as orações subordinadas substantivas podem ser divididas em desenvolvidas e reduzidas.
Orações subordinadas substantivas desenvolvidas
Neste caso, elas são iniciadas com pronomes, conjunções ou locuções conjuntivas. Além disso, o verbo se apresenta no modo indicativo ou subjuntivo. Geralmente, elas são introduzidas pelas conjunções integrantes “que” e “se”.
Orações subordinadas substantivas reduzidas
Já nas orações reduzidas, elas não são introduzidas por pronomes ou conjunções, além disso, os verbos são conjugados em uma das formas nominais (infinitivo, no particípio ou no gerúndio).