- Relacione as colunas de acordo com as figuras de palavras utilizadas nas frases. a) Seu pai é um touro b) Comprei um Ford c) A blusa não abotoava porque a casa do botão era pequena d) Havia um cheiro morno em sua pele e) Viajarei para a Veneza brasileira ( ) Metonímia ( ) Metáfora ( ) Sinestesia ( ) Catacrese ( ) Antonomásia
Soluções para a tarefa
Resposta:
A sequência correta é: b, a, d, c, e.
Explicação:
a) Seu pai é um touro = METÁFORA (Comparação mental, para fins de estilo e expressividade, das qualidades ou características próprias do sujeito).
b) Comprei um Ford = METONÍMIA (Figura em que o escritor ou falante troca intencionalmente, para produzir um efeito, termos correlacionados. Exemplos: o carro pela marca; a obra pelo autor; a parte pelo todo; a matéria pelo objeto, etc.).
c) A blusa não abotoava porque a casa do botão era pequena = CATACRESE (Uso de um termo figurado em razão da ausência de outro mais adequado. A "casa" não está no seu sentido próprio. Outros exemplos: a boca da noite; a perna da mesa, etc.)
d) Havia um cheiro morno em sua pele = SINESTESIA (Uso planejado por quem escreve -- para fins poéticos e/ou literários -- de palavras que sugerem a percepção simultânea de sensações por órgãos do sentido diferentes (cheiro morno = olfato e tato). Outro exemplo: "Avista-se o grito das araras" (Guimarães Rosa)=avistar o grito (visão e audição).
e) Viajarei para a Veneza brasileira = ANTONOMÁSIA (Substituição da palavra comum por outra que passa a ser sua denominação, alcunha ou apelido. Exemplos: Veneza Brasileira = Recife; Rio de Janeiro = Cidade Maravilhosa; Pelé = Rei do Futebol; Rui Barbosa = A Águia de Haia).
As figuras de palavras identificadas são:
- a) metáfora - há comparação implícita entre o pai e o touro devido à presença de características semelhantes (ambos são fortes);
- b) metonímia - uso do nome da marca (Ford) no lugar do nome do produto (carro);
- c) catacrese - há um empréstimo linguístico em "casa do botão" devido à falta de um termo para designar o local por onde o botão entra se fixa;
- d) sinestesia - a expressão "cheiro morno" traz uma mistura de sensações percebidas por diferentes órgãos dos sentidos: olfato (cheiro) + tato (morno).
- e) antonomásia - o nome "Recife" foi substituído por uma expressão qualificadora e que identifica essa cidade: "Veneza brasileira".
Figuras de linguagem
As figuras de linguagem são recursos típicos do texto literário e têm a finalidade de tornar o texto mais expressivo e interessante ao leitor, funcionando como uma forma de embelezar o texto e aguçar a imaginação do leitor.
Mais sobre figuras de linguagem em:
https://brainly.com.br/tarefa/22839915
#SPJ3