Artes, perguntado por Usuário anônimo, 9 meses atrás

relacione as caracteristicas da arte barroca com perola irregular

Soluções para a tarefa

Respondido por laynesilveira1
5

Resposta:

Explicação:

Características do Barroco. ... Todo o rebuscamento presente na arte e literatura barroca é reflexo dos conflitos dualistas entre o terreno e o celestial, o homem (antropocentrismo) e Deus (teocentrismo), o pecado e o perdão, a religiosidade medieval e o paganismo presente no período renascentista

O termo original provém de "pérola irregular, deformada ou imperfeita", designando coisa muito rebuscada ou excessivamente enfeitada. Inicialmente pejorativo, o barroco é um estilo que é bastante visível na pintura, na escultura, arquitetura, música, literatura e artes decorativas brasileira de séculos passados.

Respondido por csvconsteprojeovd7us
6

Resposta:

O Barroco foi um estilo cultural originado no século XVI, em um cenário marcado pelo fim das Reformas Religiosas. Este estilo apresentava uma oposição aos valores artísticos do Renascimento, baseado na simetria, proporcionalidade, racionalidade e contenção. Desta forma, o Barroco apresenta traços de assimetria, excessos, irregularidades e características expressivas.

Podemos entender o Barroco como uma arte de conflito. Para tanto basta avaliar o contexto da época: o homem estava dividido entre a enorme herança religiosa e mística deixada pela Idade Média e entre a ideologia racionalista e humanista trazida pelo Renascimento.

Desta maneira, as obras Barrocas são marcadas pelo contraste de sensações, palavras e conceitos numa tentativa paradoxal de expor suas diferenças e ao mesmo tempo conciliá-las.

Explicação:

Pode-se notar no Barroco uma atração por aspectos trágicos, sendo que suas telas e textos várias vezes retratam os aspectos da vida do homem de maneira grotesca, trágicas, buscando detalhar e expressar as diversas emoções do ser humano. Em resumo, é possível perceber um exagero de detalhes, a ponto de deformar as imagens e esculturas, o que traz a sensação de ruptura com a harmonia legada pelo Renascimento. Podemos concluir que o Barroco é a arte dos contrastes.

Perguntas interessantes