Geografia, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

relacione a ocupacao da regiao sul com a devastacao de suas formacoes vegetais

Soluções para a tarefa

Respondido por Joabe02
5

Compreendendo os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, situada aproximadamente abaixo do paralelo de 23ºS, apresenta uma cobertura vegetal com poucas características tropicais, sobrepujada em áreas pelas características. As condições de umidade reinantes em quase toda a área possibilitam o aparecimento das Florestas, que constituem as principais formações vegetais da Região. Na porção meridional do território sul-rio-grandense, entretanto, tal importância é cedida às formações campestres, cuja ocorrência está ligada não só à topografia suave como, provavelmente, à existência, no passado, de um clima mais seco.[2] Enquanto nos Estados do Paraná e Santa Catarina há um predomínio de áreas florestais, no Rio Grande do Sul há um certo equilíbrio entre as formações florestais e as campestres.

Hoje em dia, decorrente da ação antrópica, sua vegetação original está bastante alterada, quer em sua composição florística quer em seus limites, tornando-se difícil uma real reconstituição da cobertura original. Poucos são os trabalhos de âmbito geral, sendo mais comuns os de áreas isoladas. Entre os autores que têm se dedicado a tais estudos destacam-se Lindman, Rambo, Reitz. Veloso, Klein e Maack.

Torna-se difícil uma uniformidade na terminologia usada para as formações vegetais do Sul do Brasil, não só pela existência aí de uma grande multiplicidade das mesmas, como pela falta de elementos para determinar melhor algumas delas e pela imposição de alguns termos regionais ainda bastante arraigados. Devido a tais fatos, não temos, até hoje, uma classificação uniforme, quer sob o ponto de vista florístico quer sob o ponto de vista fisionômico, não se apresentando nenhuma das existentes como uma palavra final, quer para os botânicos quer para os fitogeógrafos.

Perguntas interessantes