História, perguntado por gabrielireis, 1 ano atrás

relacione a lei de terras(1850), com a imigração europeia

Soluções para a tarefa

Respondido por Raphaelsk8
3

Resposta: procurou conter a posse dos imigrantes.

Explicação: a Lei de Terras determinava que as terras deveriam ser adquiridas mediante compra do cidadão. Entretanto, representava um problema para os imigrantes e para os ex-escravos, porque:

  • As terras deverias ser compradas a vista (alto preço) ;
  • Deveria existir uma área mínima de compra(beneficiou os grandes fazendeiros e prejudicou aqueles que desejavam comprar apenas um terreno de moradia).
Respondido por augusto1822
3

A referida lei estatal instituia que o acesso às terras só poderiam ocorrer mediante a compra. Tal fato, relacionando-se com a imigração, impedia os imigrantes de adquirirem terras para seu sustento e sobrevivência, pois estes - em grande parte- não possuiam poder aquisitivo para comprar tais terras, forçando os imigrantes a submeterem-se ao trabalho nas plantações de café dos ditos coronéis e donos das referidas plantações. Vale ressaltar que diversas políticas públicas, como o sistema de colonato, foram postas em prática com o intuito de atrair imigrantes ao Brasil visando adquirir a mão de obra necessárias às plantações de café, em virtude do momento abolicionista até então vigente. Assim, a lei de terras era uma forma de garantir que os imigrantes ficassem dependentes do trabalho na plantações cafeeiras e, desse modo, torna-los a mão de obra que iria substituir a escrava.

Perguntas interessantes